Pedagogia, perguntado por heloisevenancio, 10 meses atrás



Estudo de Caso: Em uma determinada escola de Ensino Fundamental, um aluno do 7º ano não estava comparecendo a escola. O pedagogo logo entrou em contato com a mãe do aluno para saber o que estava acontecendo. Segundo relato da mãe, trata-se de uma família extremamente carente e que necessita da ajuda do filho para que possa se manter. Contou para a pedagoga que seu filho começou a trabalhar e, por este motivo, acabou desistindo da escola, já que o filho não iria conseguir desempenhar o trabalho e estudos. Você, enquanto pedagoga (o) da escola, concordaria com tal atitude por parte do aluno? Que providências tomaria para resgatar a presença do aluno na escola sem que prejudicasse sua família? Comente entre 10 e 15 linhas.


Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
2
Olá,

De acordo com o estatuto da criança e adolescente (ECA),  Art.° 52, diz que a criança e o adolescente tem direito a educação. Sendo responsabilidade dos órgãos competentes favorecerem condições viáveis para a permanência do aluno na escola.


Desse modo, neste caso seria interessante saber se a família é beneficiada com algum auxilio do governo, pois em caso afirmativo, é um dos deveres dessas famílias manter a criança na escola. Se não houver nenhum beneficio, seria mais recomendado recorrer aos órgãos responsáveis, para providenciar um auxilio para essa família e o aluno pudesse continuar  seus estudos.


De todo modo, são casos delicados e que deveriam ser analisados com bastante cautela, sempre buscando um diálogo com a família.

ESPERO TER AJUDADO!

Perguntas interessantes