Estudo comprova que desmatamento da Amazônia afeta chuvas até na Argentina“O ar que passa sobre grandes áreas de floresta tropical produz pelo menos duas vezes mais chuva do que o que se move através de áreas com pouca vegetação. Em alguns casos, florestas contribuem para o aumento de precipitação a milhares de quilômetros de distância, de acordo com o estudo publicado na revista Nature”. 01. A dinâmica acima apresentada relaciona-se, em partes, com:
a) a captação do dióxido de carbono pela floresta.
b) a atenuação do efeito estufa.
c) a dinâmica dos “rios voadores”.
d) a descarga fluvial do Rio Amazonas.
e) a captação do ar úmido do Pacífico.
Soluções para a tarefa
A dinâmica explicada no texto está relacionada, em partes, com a dinâmica dos "rios voadores". Letra C.
Os rios voadores consistem em cursos de água atmosféricos, compostos por massas de ar cheias de vapor d'água, acompanhados por nuvens e carregados pelos ventos.
Essa umidade, em condições meteorológicas ideais, como frentes frias vindas do Sul do Brasil, por exemplo, se transformam em chuva.
A Floresta Amazônica atrai para o continente a umidade que foi evaporada pelo Oceano Atlântico e carregada por ventos alíseos, provocando chuva na floresta. Com o calor do sol, por meio da evapotranspiração, a água retorna à atmosfera como vapor d'água.
O ar, sempre sofrendo recarga de mais umidade, segue rumo ao oeste, chovendo logo adiante. Indo para o oeste, os rios voadores encontram a barreira da Cordilheira dos Andes, precipitando-se parcialmente ao leste da cordilheira, formando as cabeceiras dos rios amazônicos.
Ainda carregados de água, e com a barreira de cerca de 4 mil metros, os rios voadores fazem a curva e seguem rumo às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul brasileiros, seguindo até para países vizinhos.
Mais informações: https://brainly.com.br/tarefa/37455090#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-4.4%2F5&text=A%20forma%C3%A7%C3%A3o%20dos%20rios%20voadores,e%20para%20o%20clima%20brasileiro.
Resposta:
letra C
Explicação:
confia