Psicologia, perguntado por deeborahstefany, 10 meses atrás

Estude as habilidades de comunicação a serem desenvolvidas propostas por Moscovici e faça uma reflexão acerca de como você observa o nível de seu desempenho em cada uma delas, relacionando com a utilidade no ambiente de trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por edimafra77
0

Resposta:

5.1 Paráfrase: Não existe comunicação eficaz sem feedback, saber ouvir e ser assertivo são habilidades das mais pontuadas positivamente. Essa é uma situação inusitada e de grande valia, pois pode ser a porta para um processo de transformação. Algumas vezes não nos damos conta da necessidade de mudar algumas coisas em nós mesmos, e na grande maioria das vezes precisamos da ajuda de “olhos externos”, que enxergam a mesma situação só que com um olhar diferente da questão. Dessa forma somos estimulados a experimentar todas as alternativas e a observar nossos sentimentos. Ao mesmo tempo, somos incentivados a aprender a ler os próprios sinais, para poder conhecer a verdade a seu próprio respeito e assim aprimorar sua leitura a respeito do outro. Através desse processo de interação humana, consigo eu mesmo e com o outro, desenvolver as relações interpessoais na busca da competência interpessoal.  

5.2 Descrição de Comportamento:  significa enfim, evitar descrever características pessoais e intenções, ou interpretar o comportamento da outra pessoa, restringindo-se a falar sobre o comportamento da outra pessoa.

5.3 Verificação de Percepção: Consiste em dizer sua percepção sobre o que o outro está sentindo, a fim de se verificar se você está compreendendo também seus sentimentos, além do conteúdo das palavras.  

5.4 Descrição de Sentimentos:  Identificar sentimentos verbalmente, pelo nome do sentimento, figuras de linguagem ou de impulso de ação. Corresponde ao processo de abertura ou auto exposição examinados através do modelo Janela de Johari, que permite aos outros compartilhar seus pensamentos e sentimentos, revelando os espontaneamente e assim diminuindo sua área secreta.  

→ A área I (eu aberto): representa o comportamento conhecido pela própria pessoa e pelas outras que a observam.  

→ A área II (eu cego): representa as características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais, a própria pessoa não está ciente.  

→ A área III (eu secreto): representa as coisas que o indivíduo conhece, mas tenta esconder dos outros, surgem exemplos típicos; como áreas de insegurança que a pessoa não gosta de admitir, sentimentos e impulsos que podem ser considerados como antissocial. Uma das razões pelas quais as pessoas guardam seus segredos é porque não encontram elementos de apoio no grupo e que supondo revelar seus sentimentos, pensamentos e reações, os integrantes do grupo podem julgar lhes negativamente.  

→ A área IV (eu desconhecido): inclui coisas das quais o indivíduo não está politizado e das quais nem os outros o estão, são memórias de infância, competências ocultas ou reprimidas e aspectos desconhecidos da dinâmica intrapessoal. Algumas coisas estão muito escondidas, e talvez nunca se tornem conscientes; outras mais superficiais e que, com o aumento de abertura e feedback poderão tornar-se conscientes.

Explicação: Espero ter contribuído de alguma forma.

Perguntas interessantes