Estudar sobre Política, nos remete às reflexões e estudos sobre Poder. As relações de poder estão presentes na sociedade e produzem efeitos diretos na política, consequentemente, na vida de todos nós cidadãos. Por meio de seu entendimento sobre o conteúdo "Relações de Poder", estudado na disciplina, disserte sobre as três classes de poder. Em seguida, em seu texto, trate especificamente sobre o poder econômico, trazendo o contexto da Política Brasileira atual, ou seja, explique como o domínio da questão econômica atua como um mecanismo de poder eficaz. Cite um exemplo.
Soluções para a tarefa
O conceito de poder assume variados significados a depender da perspectiva filosófica ao qual está submetido. Entretanto, a maioria deles estão relacionadas a um comando de um grupo sobre os demais. Norberto Bobbio (1909-2004), filósofo italiano, dividiu o poder em três grupos:
- Poder econômico: o grupo de maior poder econômico subordinam os demais grupos.
- Poder ideológico: é o poder da influência. Os detentores desse poder possui a habilidade do convencimento a partir de argumentos, subordinando os demais.
- Poder político: é o poder que governa o Estado e todo o seu aparelho burocrático.
O Poder Econômico
O Poder Econômico, por consequência e em maior parte, também detém os demais poderes, isto é, o ideológico e o político. Isso se deve ao fato de que as relações de poder está diretamente ligada aos meios de sobrevivência, que estão concentrados no poder econômico.
Um exemplo do poder econômico é a relação entre o empregador, detentor do meio de sobrevivência, e o empregado, que se subordina para sobreviver. Na política brasileira é possível perceber a atuação do poder econômico no legislativo, com bancadas ruralistas e industriais, por exemplo, e também nos financiamentos e apoios no processo eleitoral.
Aprenda mais sobre Poder em: https://brainly.com.br/tarefa/11729406
#SPJ1