“Estudar organizações é uma tarefa complexa, porque cada paradigma é legitimado e fundamentado predominantemente no contexto sociohistórico de sua gênese em função de empreender soluções para dado problema” (MAXIMIANO, 2012, p. 22). Pensando nisso, marque a alternativa CORRETA:
1- A ideia básica da existência de vários paradigmas sobre as organizações é a substituição de paradigmas antigos por paradigmas atuais.
2- A difusão de uma perspectiva multiparadigmática aplicada às organizações representa um retrocesso e pode dificultar o trabalho de gestores e pesquisadores.
3- A existência de vários e diferentes paradigmas sobre as organizações não interfere na complexidade de ações organizacionais.
4- Paradigmas revelam diferentes facetas das organizações, as quais devem ser uniformizadas e equiparadas a um paradigma único. O uso de metáforas e imagens organizações, proposto por Morgan em 1996, é um exemplo da multiplicidade de olhares acerca das organizações e, consequentemente, de sua complexidade.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta da questão é a 3:
"A existência de vários e diferentes paradigmas sobre as organizações não interfere na complexidade de ações organizacionais."
Conforme foi dito no enunciado, ao longo da história da Administração houveram diversos paradigmas a respeito da ideia representada pelas organizações.
Primeiro, houve o foco determinado em detalhes específicos da organização, sem considerá-la como um todo: primeiro, a divisão da tarefa, depois, a visão da hierarquia, a percepção do trabalhador e de suas necessidades, as teorias motivacionais e comportamentalistas, a visão sistêmica da organização como um todo interagente e integrado, a visão de estrutura e a contingência em face às ameaças do ambiente, etc.
Logo, concluímos que, por mais facetas diferentes que a organização apresente, eles não interferem na complexidade das ações organizacionais, muito pelo contrário; apenas revelam a total complexidade da qual fazem parte e também do seu impacto no meio.
Espero ter ajudado!
Resposta:
5-O uso de metáforas e imagens organizações, proposto por Morgan em 1996, é um exemplo da multiplicidade de olhares acerca das organizações e, consequentemente, de sua complexidade.
Explicação:
Corrigida pelo ava