ENEM, perguntado por layriana39, 2 meses atrás

Estudar história e geografia na educação infantil e no ensino fundamental resulta em uma grande contribuição social. O ensino da história e da geografia pode dar ao aluno subsídios para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva. Responder estas questões significa contribuir para o nosso esclarecimento pessoal acerca da (re)organização didático-pedagógica do ensino de história e geografia para os miúdos, uma vez que os atores sociais envolvidos neste processo carecem de esclarecimentos e ajuda para desenvolverem um trabalho didático relevante do ponto de vista da formação crítica. É, também, uma oportunidade de refletir sobre a complexa temática do ensino de história e geografia na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, como tem apontado distintos pesquisadores (cavalcanti, 1998; fonseca, 2003; penteado, 1995; straforini , 2004)

Soluções para a tarefa

Respondido por wilmardez
2

Resposta:

a) I, III e IV apenas.

Explicação:

Sobre o ensino de Geografia na Educação Infantil:

I. No caso específico da Geografia, trata-se de ajudar alunos a desenvolver modos de pensar geográfico: internalizar métodos e procedimentos de captar a realidade, ter consciência da espacialidade das coisas, esse modo de pensar geográfico é importante para realização de práticas sociais variadas, já que elas são sempre práticas socioespaciais.

II. Não se faz relevante a adoção de novos procedimentos didáticos, sendo fundamental a aula expositiva e, com menor frequência, estudos do meio (isto é, trabalhos fora da sala de aula), dinâmicas de grupo e trabalhos dirigidos, debates, uso de computadores (e suas redes) e outros recursos tecnológicos, preocupações com atividades interdisciplinares e com temas transversais etc.

III. O entendimento deve ser de que há um movimento dialético entre as pessoas e os espaços, formando espacialidades. Esse fato torna o conhecimento geográfico importante para a vida cotidiana.

IV. Cabe à Geografia a denominação da espacialidade do universo vivido e percebido pelas crianças, para que evidenciem as contradições da sociedade contemporânea a partir do seu lugar vivido, conectado à totalidade-mundo.

Perguntas interessantes