Estudar, definir e exemplificar o processo de corrosão e indicar os meios para minimizar os seus efeitos e prejuízos;
Soluções para a tarefa
Caro estudante,
A corrosão é um fenômeno químico que consiste na destruição ou deterioração de um material devido à reação química ou eletroquímica com seu meio.
A formação da ferrugem é um exemplo de corrosão. O ferro se oxida facilmente quando exposto ao ar úmido (meio corrosivo)
Para minimizar os prejuízos causados pela corrosão, a indústria emprega as chamadas técnicas anti-corrosivas, que consistem na proteção catódica, proteção anódica, os revestimentos e os inibidores de corrosão.
Os processos mais empregados para a prevenção da corrosão são a proteção catódica e anódica, os revestimentos e os inibidores de corrosão.
A proteção catódica é a técnica que transforma a estrutura metálica que se deseja proteger em uma pilha artificial, evitando, assim, que a estrutura se deteriore.
A proteção anódica baseia-se na formação de uma película protetora nos materiais metálicos por aplicação de corrente anódica externa, causando a passivação do metal. Apesar desse método ser eficiente, apresenta aplicação restrita pois necessita de condições específicas
Os revestimentos protetores geralmente são aplicados sobre superfícies metálicas formando uma barreira entre o metal e o meio corrosivo e, conseqüentemente, impedindo ou minimizando o processo de corrosão.
Bons estudos!