“Estudando o ‘consolidador da República’ desde sua infância no interior de Alagoas até sua morte na antiga estação de Divisa (hoje [município de] Floriano) no interior do Estado do Rio [de Janeiro] é possível estudar os primeiros anos de República, especialmente para o conhecimento das crises que quase fizeram perecer o novo regime, salvo praticamente pela ação energética do ‘Marechal de Ferro’.”
MATOS, Odilon Nogueira de. Resenha de: Floriano Peixoto, o consolidador da República e resenha de “Floriano”. Revista de História, v. 34, n. 69, 1967, p. 292. Adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideia expressa pelo texto.
A
A consolidação de Floriano Peixoto na presidência ocorreu com o sucesso econômico da política do Encilhamento.
B
A permanência de Floriano Peixoto na presidência se deveu às suas ações repressivas aos movimentos oposicionistas.
C
O fracasso de Floriano Peixoto na presidência decorreu de sua inabilidade para conter os movimentos oposicionistas.
D
A desistência de Floriano Peixoto da presidência foi motivada pela sua recusa em reprimir movimentos liderados por militares.
E
O sucesso de Floriano Peixoto na presidência foi consequência de seu aspecto conciliador com os movimentos oposicionistas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra B
Explicação:
um dos motivos que levou floriano a permanecer na presidencia foi ele ter combatido os movimentos oposicionistas.
-estou dando essa resposta pelo oq aprendi na sala de aula, tbm estou fazendo as atividades e vou marcar essa-
A alternativa que apresenta corretamente a ideia expressa pelo texto que disserta sobre Floriano Peixoto é a letra B) A permanência de Floriano Peixoto na presidência se deveu às suas ações repressivas aos movimentos oposicionistas.
No texto, há uma dissertação sobre os fatores que levaram Floriano Peixoto a permanecer na presidência mesmo com as grandes crises da época, e isso se explica pela maneira com a qual ele lidou com elas.
Durante o governo de Floriano, duas revoluções históricas ocorreram, que foram a Revolta da Armada e a Revolução Federalista. O então presidente na época se comportou de maneira firme no cargo, impondo o seu poder, e oprimindo de maneira acintosa os rebeldes. Por isso, ele ficou conhecido depois como “marechal de ferro”.
Veja questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/4252017