Português, perguntado por marcocoimbra, 10 meses atrás

Estudando as principais Teorias Críticas da literatura conhecemos a Estética da Recepção que apresentou importantes ponderações para os estudos literários. Partindo dessa perspectiva teórica, avalie as afirmações a seguir.

I. O texto literário é criado pelo artista, mas é formalizado na relação estabelecida entre o objeto e o leitor.
II. Podemos inferir, dentro da perspectiva da Estética da Recepção, que o Cânone não faz o leitor, mas sim o leitor faz o cânone.
III. Compreendendo a Estética da Recepção, entende-se que o autor produz um objeto social (texto literário) para a sociedade, da qual ele também faz parte. Assim, 'obra', 'leitor' e 'autor' são inseparáveis.
IV. A literatura se concretiza em seu aspecto atemporal pela capacidade de impactar no meio social, sendo assim a principal necessidade considerada na Estética da Recepção é a quantidade de cópias e reimpressões que um livro tem.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.
Alternativa 2:

I e IV, apenas.
Alternativa 3:

II e III, apenas.
Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:

I, II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por misterbfeel
12

Resposta:

I, III e III apenas.

Explicação:

I - O que a Estética da Recepção fez, pois, foi colocar o leitor como eixo central no processo da leitura literária, entendendo que uma obra só se completa com a recepção desse leitor, isto é, quando o texto é lido, compreendido e internalizado por ele, pois a obra literária precisa de um interlocutor que, necessariamente, varia de acordo com a sua formação cultural, posição social, época de leitura, século em que viveu etc. (página 153).

II - “[...] estudar o público enquanto fator ativo do processo literário, já que as mudanças de gosto e de preferências interferem não apenas na circulação, e portanto na fama, dos textos, mas também em sua produção (ZILBERMAN, 1989, p. 17).  O leitor faz o cânone. (página 153).

III - A Estética da Recepção propõe uma reformulação da historiografia literária e da interpretação textual, procurando romper com o exclusivismo da teoria de produção e representação da estética tradicional, pois considera a Literatura enquanto produção, recepção e comunicação, ou seja, uma relação dinâmica entre autor, obra e leitor.

Respondido por MAICKWINCHESTER13
1

Resposta:

I II III

Explicação:

Perguntas interessantes