Estudamos sobre uma crítica filosófica pautada na pesquisa histórica, desenvolvida pelo filósofo Foucault, que também foi um militante político muito representativo. Ele questionou as maneiras pelas quais certas verdades e seus efeitos práticos se constituíram e se mantêm inquestionáveis no mundo social, estudando as relações de poder.
No texto-base da disciplina, analisamos as características do pensamento social de Foucault e as relações de poder. Assim, de acordo com esse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Esse pensamento partiu de uma reflexão histórica original e teve como pano de fundo as relações de poder entre as instituições e a vida cotidiana dos indivíduos.
II. ( ) De acordo com esse tema, por meio de uma vivência política profunda e com as reflexões filosóficas sobre a vida social, podemos inventar um modo radical de pensar, voltado para a contestação.
III. ( ) Tal concepção acreditava que, quando compreendemos como as coisas foram forjadas para serem como são, é possível pensar de um modo diferente e criar outras formas de pensamento.
IV. ( ) Conforme as ideias dessa abordagem, quando sabemos sobre o poder institucional, conseguimos identificar como é possível pensar de uma maneira diferente. Com isso, desenvolvemos em nós as micropráticas do poder.
V. ( ) Essa abordagem se preocupou com a interpretação da linguagem constituída na sociedade, difundida como discurso de verdade. Tais discursos apresentariam um conjunto de regras de como devemos viver e pensar a vida social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 2:
a)
F, F, V, V, F.
b)
V, V, F, V, V.
c)
F, V, F, F, F.
d)
V, F, V, F, V.
e)
V, F, V, F, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
*respostas*
letra (e) é a correta
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás