Estudamos que a construção da identidade ocorre por meio de um processo chamado de identificação, o qual uma pessoa, total ou parcialmente, se constitui assimilando, percebendo os traços de outro(s) indivíduo(s) que a cerca(m), tendo como modelo esse(s) outro(s). ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. (adaptado).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Complementando a questão:
A respeito do que a psicologia configura como identidade pessoal, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O que respalda a configuração do próprio modelo do que pretende ser como homem ou mulher é o modelo imposto à criança, por meio de experiências da vida particular, aquela vivida apenas dentro da sua casa.
Alternativa 2:
O primeiro modelo de identificação em nossa vida é a figura fraterna, nossos com a qual aprendemos que somos duas pessoas diferentes e não uma extensão da outra.
Alternativa 3:
Para a psicologia, a identidade é o reconhecimento de si, e esta é natural ao indivíduo, nada tendo ligação com a figura do outro, ou seja, de quem serve de contraste.
Alternativa 4:
O processo de identificação é influenciador pela formação da identidade de cada indivíduo, mas não de sua personalidade.
Alternativa 5:
A psicologia considera como identidade o entendimento que um indivíduo tem de si, o qual é expresso por meio de características físicas e psicológicas, as quais não são totalmente comuns com outra pessoa em seus papéis sociais.
Resposta: Altern. 05
Explicação: pag. 23 do livro
O primeiro modelo de identificação em nossa vida é a figura fraterna, nossos com a qual aprendemos que somos duas pessoas diferentes e não uma extensão da outra.