Estudamos em nossas aulas sobre as formas de resistência dos negros e negras escravizados no Brasil. Uma dessas formas consistia em um bailado dramático com canto e música que simbolizava a coroação de um rei do Congo. Estamos nos referindo a: *
1 ponto
A) Balaiada.
B) Congada.
C) Candomblé.
D) Capoeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Congada
2-irmandade religiosas
Explicação:
1- A congada era uma forma de resistência onde, através da música e dança, os africanos escravizados mantinham viva suas histórias, cultura, canto e manifestações culturais.
2-As irmandades religiosas formadas por negros e negras eram também uma forma de resistência. Nas irmandades era comum que se praticasse o sincretismo religioso.
Espero ter ajudado ❤️
É correta a alternativa B, sendo a Congada tanto uma manifestação cultural e religiosa dos povos afro-brasileiros como uma forma de resistência cultural (ou seja, de preservação da sua cultura tradicional) destas mesmas pessoas.
É um ritual no sentido de que é um conjunto de ações que tem um valor simbólico específico para aqueles que a praticam. Embora não seja coroado aqui, de fato, um rei, a cerimônia lembra o passado histórico de parte dos escravizados brasileiros, e a sua manutenção era uma forma de, pelo menos simbolicamente, manter a memória da liberdade como uma esperança de mudança da situação dos escravizados.