Estu 1. Qual é a finalidade do texto? 2. Leia a referência bibliográfica do texto. Com base nela, o que você pode dizer sobre o texto e a forma de publicação por meio da qual ele circulou? 3. Você conhece a sigla Fapesp? Se não, faça uma pesquisa sobre a instituição que ela no- meia. Depois, responda: Saber o que significa a sigla, neste caso, influencia o quanto você, enquanto leitor, pode considerar o texto confiável? Explique. 4. Qual é o papel social do autor do texto? E o leitor esperado? 5. Qual é a pesquisa em foco de divulgação no texto? Que outros especialistas são menciona- dos? Por que foram escolhidos? 6. Por que o autor lista artigos científicos e um livro ao final do texto? 7. Quais dados foram analisados no livro Mudanças nas famílias brasileiras (1976-2012), men- cionado no texto? Que metodologia foi utilizada para a análise? 8. Analise novamente o infográfico "Transformações femininas". a. Qual é a função desse infográfico e dos demais destaques visuais do texto? b. Quais são as principais tendências das famílias brasileiras verificadas entre 1976 e 2012? c. Você acredita que isso também aconteceu em sua família? Por quê? Discuta com os colegas. d. Em sua opinião, há alguma nova tendência iniciada nos anos mais recentes, após o último ano analisado na pesquisa (2012)? Descreva-a. . De acordo com o texto, "o tempo gasto pelas mulheres com serviços domésticos em todas as classes tende a ser maior do que o gasto pelos homens". Discuta com os colegas as questões a seguir. a. Por que você acha que isso acontece? b. Em sua casa, essa afirmação é válida? Comente. O texto que você leu é um artigo de divulgação científica. O artigo de divulgação científica é um exto expositivo-argumentativo que tem como objetivo informar ao público geral as mais recentes desco- ertas científicas, em diversas áreas, como tecnologia, engenharia, astronomia, física, química, história iências sociais, linguística, artes, medicina, biologia, entre outras. O texto deve apresentar fontes e se aseado em dados confiáveis de estudos reconhecidos. Normalmente, é publicado em revistas, jornais tes ou blogs especializados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 - É de divulgar a configuração dos novos arranjos familiares brasileiros.
6 - Pode-se inferir que são os estudos mencionados no texto.
8. a - O infográfico ajuda a visualizar melhor os dados apresentados no texto, organizando-os graficamente por tipo e cor. Os demais
destaques também auxiliam na visualização rápida de informações importantes
Explicação:
@barrinhoskkj
As questões apresentadas são em relação à matéria "Novos arranjos nos lares brasileiros" de Rodrigo de Oliveira Andrade, na revista de pesquisa da Fapesp.
Na matéria é muito usado o livro "Mudanças nas famílias brasileiras (1976-2012): uma perspectiva de classe e gênero", além de usar os artigos cientifico "Assisted Conception Services and Regulation within the brazilian context" e "Reprodução após os 30 anos no estado de São Paulo".
Sobre "Novos arranjos nos lares brasileiros" da Fapesp
1. A finalidade do texto é a de divulgação da apresentação dos arranjos familiares brasileiros, ao analisar os dados e as conclusões da pesquisa cientifica da área de Ciências Sociais.
2. Ao ver a referência bibliográfica do texto, podemos entender que se trata de uma matéria publicada em uma revista.
3. Fapesp é a sigla de Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, um órgão de avanço a pesquisa cientifica do Governo de São Paulo.
Saber que é um órgão estatal de avanço a pesquisa cientifica dá ao texto maior confiabilidade. Podendo então analisar criticamente o texto, sabendo que os dados apresentados são reais.
4. O autor é Rodrigo de Oliveira Andrade, e é possível inferir algumas possibilidades sobre o seu papel.
Ele pode ser jornalista cientifico, que tem o papel de receber pesquisas atuais e mudar sua linguagem para ficar mais acessível para a população.
Ou ele pode ser um cientista social, assim como os pesquisadores que ele cita na matéria, e quer divulgar essas pesquisas para que o público entenda melhor sobre o assunto.
Sobre o leitor, já não é possível delimitar apenas um público alvo, já que essas matérias são feitas para atingir toda a população.
5. O foco do texto é a pesquisa de Nathalie Reis Itaboraí, pesquisadora em fase de pós-doutorado do Instituto de Estudos Sociais e Politicos da UERJ (Iesp-UERJ).
Além de também os especialistas Mary Alves Mendes, socióloga do Departamento de Ciências Sociais da UFPI e Mario Marcos Sampaio, demógrafo do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG.
Os outros especialistas foram escolhidos, provavelmente, por dialogar sobre os mesmos temas que Nathalie e por serem referência em suas áreas de estudo.
6. O autor lista os artigos científicos e um livro ao final, porque são os estudos mencionados no texto.
7. A autora usou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia (Pnad-IBGE), entre 1976 e 2012.
Ao analisar, ela utilizou desde os trabalhadores rurais (considerados de classe 1) até os profissionais de nível superior (considerados de classe 8), com o objetivo de entender as diferenças do trabalho das mulheres entre os grupos sociais no Brasil.
8.a) A função do infográfico é ajudar na visualização dos dados apresentados, organizando-os por tipo e cor.
Os outros destaques também ajudam na visualização de informações importantes.
b) Ao analisar o infográfico podemos perceber que houve emancipação feminina entre os anos de 1976 e 2012, em todas as classes sociais (desde a 1 até a 8).
9. a) Os serviços domésticos tendem a recair sobre as mulheres da família.
Entenda mais sobre artigos científicos aqui: brainly.com.br/tarefa/43972968
#SPJ2