Estruturas de dados são importantes recursos de programação, pois armazenam temporariamente dados para processamento em tempo de execução. Mas a memória base de execução de softwares é temporária e perde dados, quando o equipamento é desligado. É possível o armazenamento permanente de dados usando arquivos em disco, e sobre este assunto, observe o exemplo a seguir.
#include
int main () {
FILE *arq;
arq = fopen ("dados.txt", "w");
if (arq == NULL) {
printf ("O arquivo não foi aberto por erro!\n");
}
fclose (arq);
}
Partindo da avaliação do código, observe as afirmativas a seguir.
I – O uso do * no nome da variável arq serve para indicar que não existe uma certeza do tamanho do arquivo a ser aberto para reserva de memória para armazenamento.
II – O uso de NULL na condição do comando de decisão serve apenas para verificar se o arquivo contém ou não dados gravados.
III – A função fclose() se encarrega de fechar um arquivo aberto com maior segurança antes do encerramento da execução.
São corretas as afirmativas.
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
III, apenas
Explicação:
I – O uso do * no nome da variável arq serve para indicar que não existe uma certeza do tamanho do arquivo a ser aberto para reserva de memória para armazenamento. Falsa - o asterisco (*) indica o paramêtro formal do tipo ponteiro.
II – O uso de NULL na condição do comando de decisão serve apenas para verificar se o arquivo contém ou não dados gravados. Falso - não pois o programa está criando um programa para realizar a escrita. o NULL serve de retorno caso a função fopen() retorne erro.
III – A função fclose() se encarrega de fechar um arquivo aberto com maior segurança antes do encerramento da execução. Verdadeira.
Perguntas interessantes
Pedagogia,
6 meses atrás
Contabilidade,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
1 ano atrás