Estreou a poucos meses o filme Xingu que narra a história dos irmãos Villas Bôas que resolvem trocar o conforto da vida na cidade grande pela aventura de viver nas matas. Para isso, resolvem se alistar no programa de expansão na região do Brasil central, incentivado pelo governo. Com enorme poder de persuação e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu. Ao pensarmos que o filme narra uma trajetória ocorrida em pleno século XX, podemos depreender como correto que A depois do século XVI, os contatos entre brancos e índios só voltaram a ocorrer no século XX. B o filme narra uma visão ficcionista, pois as nações indígenas estavam totalmente exterminadas no sé- culo apresentado no enunciado. C a expedição dos irmãos Villas Bôas foi um desastre não chegando os mesmos a nem sequer ter contato com índios da região. D a presença de brancos, em pleno século XX, dentro de áreas isoladas, mostrou novamente o perigo da proliferação de doenças novas entre os nativos da região. E os irmãos Villas Bôas agiram isoladamente, mas mesmo assim tentaram de todas as formas fazer com que os contatos com os índios fossem pacífi- cos e não voltados para a ganância territorial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
E os irmãos Villas Bôas agiram isoladamente, mas mesmo assim tentaram de todas as formas fazer com que os contatos com os índios fossem pacíficos e não voltados para a ganância territorial.
Um dos aspectos que o filme a respeito dos irmãos Villas Bôas busca retratar baseia-se no fato de que, embora os irmãos agissem de forma isolada, procuravam disseminar a forma pacífica de co-existência entre índios e portugueses.
Para isso, procuravam respeitar a cultura indígena, excluindo formas de ganância territorial.
Perguntas interessantes