estratificação social e política da sociedade Inca
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os incas foram uma das principais civilizações pré-colombianas que existiram no continente americano. Estabeleceram-se em um território muito amplo na região andina. Os incas são conhecidos por sua cultura sofisticada e por suas construções marcantes, como a rede de estradas que interligava as diferentes partes do império. Foram conquistados no século XVI pelos espanhóis liderados por Francisco Pizarro.
Acesse também: Astecas
Resumo
Os incas formaram uma das grandes civilizações pré-colombianas e desenvolveram-se na região andina. O Império Inca estendeu-se por 4 mil quilômetros em territórios que abrangem terras do norte do Chile e da Argentina até a Colômbia. Esse povo ficou conhecido por formar uma sociedade teocrática, na qual o imperador era enxergado como uma encarnação do deus Inti.
A sociedade inca era estratificada em classes sociais, sendo o imperador e a nobreza os que ocupavam as posições mais elevadas. Os incas cobravam impostos dos povos que haviam conquistado, e seu império surgiu de uma centralização política que aconteceu no século XV. Em 1532, o Império Inca sucumbiu com a chegada dos espanhóis
Localização
A civilização inca surgiu na região do atual Peru. Seus domínios se estendiam por toda a região andina, do norte da Argentina e do Chile até o território da atual Colômbia.
Origem
A presença humana na região andina remonta a, aproximadamente, 4500 a.C. Antes dos incas, grandes civilizações já haviam desenvolvido-se naquela localidade, como os chavíns, que habitaram os Andes entre 900 a.C. e 200 a.C. Os incas estabeleceram-se na região de Cuzco por volta do ano 1000, sendo que a centralização do poder que formou o Império Inca só aconteceu no século XV.
O primeiro Sapa Inca (imperador) foi Pachacuti, coroado em 1438. Em seu reinado, teve início o processo de conquista territorial, que expandiu as fronteiras incas por um território que se estendia por 4 mil quilômetros. As regiões conquistadas eram interligadas ao império por meio de estradas e eram culturalmente absorvidas com o deslocamento da população quéchua (povo que formou o Império Inca) para essas regiões.
Os incas chamavam seu império de Tawantinsuyu (Império das Quatro Direções), que era organizado em quatro grandes províncias, cada qual com um nome determinado:
Chinchasuyu (norte)
Antisuyu (leste)
Contisuyu (oeste)
Collasuyu (sul)
Explicação: