História, perguntado por messiaslucas881, 1 ano atrás

estrada de ferro sao paulo-rio grande resumo? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por silvaf1
0
O engenheiro João Teixeira Soares projetou, em 1887, o traçado de uma estrada-de-ferro entre Itararé (SP) e Santa Maria (RS), com 1.403 km de extensão, para ligar a então Província de São Paulo, Província do Paraná, Província de Santa Catarina e Província do Rio Grande do Sul pelo interior, o que permitiria a conexão, por ferrovia, do Rio de Janeiro à Argentina e ao Uruguai.

Em 9 de novembro de 1889, poucos dias antes da proclamação da república brasileira, o Imperador D. Pedro II outorgou a concessão dessa estrada-de-ferro a Teixeira Soares. Sua construção teve início em 1897, no sentido norte-sul, tendo o trecho de 264 km entre Itararé e Rio Iguaçu (em Porto União) sido concluído em 1905.

Em 1908 Percival Farquhar, através de sua holding Brazil Railway Company, adquiriu o controle da Companhia de Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (EFSPRG).

O trecho de Porto União a Taquaral Liso foi inaugurado em 3 de abril de 1909 pelo presidente Afonso Pena.

A estrada de ferro foi solenemente inaugurada em 17 de dezembro de 1910. Uma enchente ocorrida em maio de 1911 derrubou a ponte provisória, de madeira, sobre o Rio Uruguai, interrompendo seu tráfego, que só voltou a ser totalmente restabelecido quando da instalação, em 1912, da ponte de aço fabricada na Bélgica que se encontra em serviço até hoje.

O "Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas" de 1912 informa na pagina 252 que 150 vagões duplos de 28 toneladas, destinados a animais e mercadorias, da linha de Itararé ao Uruguay, são de fabrico belga. 

E no ano seguinte, este relatório fez uma enumeração efetivo do material rodante em 1913 (p. 559). Constam os seguintes carros de procedência belga: 8 carros duplos correio e bagagem, 200 vagões duplos cobertos para mercadorias e 50 vagões duplos cobertos para animais e 10 vagões gondola.

Perguntas interessantes