História, perguntado por BLNN, 11 meses atrás

Estou mandando a pergunta de novo pois ninguém respondeu e ela é para hoje (15:00), eu sei que é chato mas é realmente importante, aqui está:

Leia o texto e responda as questões

A conquista do Império Inca “Pouco antes da morte do Inca Huyana Cápac, pai de Huáscar e Atahualpa, ocorrida por volta de 1525, seus domínios se estendiam desde a fronteirada atual Colômbia até partes do norte do Chile e da atual Republica Argentina. De um extremo ao outro havia cerca de quatro mil quilômetros, em grande parte interligados pelos famosos ‘caminos del incario’. Para sorte desses conquistadores, o falecimento de Huayana Cápac teria como conseqüência a divisão dos Estados Inca e a guerra até a morte entre Huáscar, o herdeiro legitimo, e Atahualpa. Enquanto Francisco Pizarro, Diego de Almagro e o padre Hernando de Luque organizavam no Panamá suas primeiras expedições, Huáscar e Atahualpa lutavam entre si. O primeiro encontro deu-se em Riobamba. Atahualpa, graças à habilidade de seus generais, derrotou as tropas de Huáscar. Houve várias outras batalhas. A última foi em Cotabamba ali rendeu Huáscar, que desde então ficou prisioneiro de seu irmão Atahualpa.”

Letra A (já fiz)

Letra B: “Dividir para dominar.” Esta frase do filósofo florentino Nicolau Maquiavel pode ser relacionada com algum acontecimento tratado no texto e a conquista dos incas pelos espanhóis? R:

Soluções para a tarefa

Respondido por douglu2015
2

Resposta:

A frase de Nicolau Maquiavel pode ser relacionada com as divisões entre grupos indígenas ou pretendentes ao trono que, embora existissem antes da conquista pelos espanhóis, foram ainda mais estimuladas por eles com a finalidade de facilitar a conquista. Isso pôde ser visto na disputa entre Huáscar Atahualpa.

Perguntas interessantes