Estimulada pelos desafios das ciências da saúde, a estatística respondeu tão vigorosamente que uma nova disciplina, a bioestatística, emergiu em seu meio, organizando um referencial teórico próprio e gerando uma grande variedade de conceitos, métodos e técnicas de análise”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAES, A. T. Itens essenciais em bioestatística. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 71, n. 4, pp. 575-580, 1998. p. 575. Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base Uso da estatística na Educação Física: análise das publicações nacionais entre os anos de 2009 e 2011 sobre as estatísticas analíticas empregadas nas publicações da Educação Física, leia as assertivas a seguir: I. Quanto aos tipos de dados, observa-se que as pesquisas utilizam majoritariamente dados categóricos. II. Os testes mais utilizados foram ANOVA independente, qui-quadrado e teste-t independente. III. A maioria dos estudos não apresentou os pressupostos básicos para o uso de estatísticas paramétricas. IV. A apresentação dos pressupostos básicos para o uso de estatísticas paramétricas não depende da titulação e região de afiliação dos autores. Estão corretas apenas as afirmativas:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá!
I, II e IV estão corretas.
Bem, os dados foram apresentados e eles serviram de base para os testes, que, após a observação dos resultados, como por exemplo no ANOVA que mensura as diferenças entre as médias da variável resposta em relação ao tratamento dos níveis categóricos.
Além disso, as regiões de afiliação dos autores não são incluídas como parte dos resultados, a pesquisa deve se embasar em dados relevantes para o trabalho, incluídos no campo da bioestatística pesquisado.
Valeu!
Perguntas interessantes