Ed. Física, perguntado por janainaaraujo, 10 meses atrás

Estimados(as) alunos(as),

Estamos iniciando o ciclo 2 da disciplina de Educação de Jovens e Adultos. Para o bom andamento da atividade leia as orientações a seguir:

1. Nessa atividade você também deve responder ao professor, entretanto a relevância de sua resposta será avaliada também por seus colegas. O cômputo de sua nota dependerá da quantidade de likes (máximo 10 likes) que você obtiver nessa postagem;

2.Você poderá fazer quantas postagens desejar, não esqueça de avaliar as contribuições relevantes de seus colegas;

3.As suas respostas à postagem do professor devem ser bem fundamentadas e relevantes, não apenas 'concordo' ou 'discordo';

4.Lembre-se que o importante não é a quantidade de respostas postadas e sim a relevância da mesma.

Vamos lá? Leia o enunciado indicado abaixo e responda ao questionamento.

A proposta de Freire para a alfabetização de adultos, inspirou os principais Programas de Alfabetização e Educação Popular. Freire ao propor uma nova maneira de ensinar também criticava o ensino tradicional. Sugeria uma ação educativa que não negava a cultura das pessoas, ao mesmo tempo em que o aluno tornava-se sujeito de sua aprendizagem, considerando suas próprias experiências de vida. Ao tratar sobre a educação bancária, Paulo Freire considerava que nas cartilhas existia apenas a repetição de frases e, nos livros de leitura, os textos escolhidos acabavam por propor uma leitura longe da realidade social. Em oposição a essa vertente, Paulo Freire aborda os princípios de uma educação libertadora. Explique quais são os fundamentos que envolvem a educação libertadora e qual sua importância para a EJA.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
10

A busca pelo preparo do indivíduo para a sociedade a partir da educação transformadora.

No caso apresentado, o papel do educador é apresentar o conhecimento a cerca das questões que vão além da opinião popular e das crenças, algo que pode ser comparado a proposta de Paulo Freire, que buscou educar os alunos de maneira transformadora, os preparando para o pensamento crítico em sociedade.

Além disso, Paulo Freire foi  além da concepção de educação bancária, desenvolvendo uma educação que o aluno venha a desenvolver o senso crítico assim como a problematização, para uma autonomia em sociedade junto às diversas questões apresentadas na instituição educacional.

Por fim, todos esses mecanismos contribuíram para a ideia de Educação de Jovens e Adultos de forma mais ampla, formando um ser crítico e letrado.

Perguntas interessantes