Biologia, perguntado por paulihartoledo10, 1 ano atrás

Estima-se que 2% a 4% da população adulta de meia-idade seja afetada pela síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), definida como a cessação da respiração por 10 segundos ou mais. As apneias podem ocorrer devido ao colapso das vias aéreas superiores, à incapacidade do sistema nervoso central de ativar o diafragma e outros músculos respiratórios, ou ainda devido a uma pausa do centro respiratório. Os pacientes com apneia do sono frequentemente queixam-se de sonolência diurna excessiva ou sensação de que o sono não é repousante. Outras sequelas da SAOS crônica são a depressão, alterações de personalidade, prejuízo das funções cognitivas, da atenção, da memória e do aprendizado.

Rev. Assoc. Med. Bras. vol.45 n.3 São Paulo July/Sept. 1999

Considerando essas informações e o processo de ventilação pulmonar, é incorreto afirmar que:

a) O ar entra quando a pressão no interior da caixa torácica é menor do que a pressão atmosférica e sai quando a pressão no interior da caixa torácica é maior do que a pressão externa.

b) A apneia do sono provoca aumento da concentração de gás carbônico no sangue.

c) A inativação do diafragma impede a alteração do volume da caixa torácica e, consequentemente, a variação da pressão interna.

d) Durante a apneia o processo de trocas gasosas não é influenciado, pois a obstrução ocorre nas vias aéreas superiores.

e) A apneia do sono provoca diminuição da concentração de gás oxigênio no sangue.

Soluções para a tarefa

Respondido por psicopacos
13
Resposta correta: Durante a apneia o processo de trocas gasosas não é influenciado, pois a obstrução ocorre nas vias aéreas superiores.

paulista3: Certíssimo, Obrigado.
Perguntas interessantes