Estética e História da Arte Brasileira I
Questão 1
Texto da questão
Os primeiros templos erguidos precocemente nos arraiais dos primórdios da colonização puderam ser executados à maneira de cabanas indígenas, usando-se folhas de palmeira sustentadas por traves de madeira. Por muito tempo as igrejas também foram recobertas com folhas de palmeira. Como é chamado o principal método de construção no século XVI no Brasil?
Escolha uma:
a. Argamassa.
b. Pau-a-pique.
c. Concreto.
d. Tijolo e cal.
Questão 2
Texto da questão
Durante o período barroco, no século XVII, além de textos dos religiosos e viajantes, destacou-se um grande poeta baiano que foi perseguido na colônia por causa das sátiras que escrevia contra as autoridades. Foi exilado em Angola e só voltou um ano antes de sua morte.
Indique abaixo o nome do poeta baiano que também escreveu temas de amor e religião.
Escolha uma:
a. Álvares de Azevedo (1831-1852)
b. Euclides da Cunha (1866-1909)
c. Casimiro de Abreu (1839-1860)
d. Gregório de Matos (1633-1695)
Questão 3
Texto da questão
Os indígenas do território brasileiro, assim como todas as sociedades humanas expressaram suas crenças por meio da pintura corporal, música, dança, cerâmica e através da arte plumária. Existem diversas hipóteses que indicam as origens da cerâmica encontrada no Brasil. Como é chamada a cerâmica com decoração colorida e formas geométricas encontrada no Estado do Pará?
Escolha uma:
a. Paraense
b. Marajoara
c. Ianomami
d. Guarani
Questão 4
Texto da questão
O livro Viagem pitoresca e Histórica ao Brasil – com aquarelas e gravuras, ilustrando os usos e costumes brasileiros no período inicial do século XIX, foi ilustrado por um artista que esteve no Brasil. Qual o nome do artista responsável, em parte, pela propagação das imagens do cotidiano desse período mencionado?
Escolha uma:
a. O holandês Frans Post (1612-1680) foi o primeiro grande artista a pintar paisagens brasileiras.
b. O português Simplício Rodrigues de Sá (1785 - 1839) se fixou no Brasil. Foi nomeado em 1820, pensionista da recém-criada Academia e Escola Real das Artes. Cinco anos mais tarde tornou-se pintor e retratista da Imperial Câmara.
c. O alemão Johann Moritz Rugendas (1802 - 1858) pintou e anotou aspectos de regiões brasileiras, suas paisagens, costumes, tipos e indígenas.
d. O francês Jean Baptiste Debret (1768 - 1848) ficou no Brasil entre 1816 e 1831, dedicando-se à pintura e ao magistério artístico.
Questão 5
Texto da questão
O período chamado de Maurício de Nassau foi de intensa atividade artística no nordeste brasileiro. Um grupo de pintores ousou pintar temas de caráter não religioso, representando paisagens locais, natureza morta com flores e frutos tropicais, indígenas e animais que para eles eram exóticos.
Os artistas que acompanharam Nassau retratavam a América naturalista, preocupavam-se em registrar a natureza destacando os animais e as paisagens vegetais, demonstrando assim, toda opulência do Brasil holandês, estes registros tinham o caráter científico, pois estas ilustrações ficaram conhecidas em toda Europa. [...] registraram o Nordeste brasileiro, revelando as riquezas dos trópicos, a produção do açúcar, a cidade Maurícia, todos os feitos de Nassau foram devidamente registrados por estes dominadores de imagens. (Disponível em http://www.historianet.com.br Acesso em abr.2010.)
Indique a resposta que corresponde à VERDADE
Escolha uma:
a. Entre a comitiva de Mauricio de Nassau encontravam-se os artistas: Frans Post (1612-1680) e Jorge Grimm (1846-1887)
b. Os artistas Jorge Grimm (1846-1887) e Hans Staden (c. 1525-c.1579) encontravam-se entre a comitiva de Mauricio de Nassau
c. Entre a comitiva de Mauricio de Nassau encontravam-se os artistas: Frans Post (1612-1680) e Albert Eckhout (c. 1610-1665)
d. Entre a comitiva de Mauricio de Nassau encontravam-se os artistas: Hans Staden (c. 1525-c.1579) e Rossi Osir (1890-1959)
Soluções para a tarefa
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a numero 1 a resposta certa é pau a pic
265265:
Reposta correta: 1- A; 2- D; 3-B; 4-D; 5- C
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