ENEM, perguntado por BiaSantos1393, 11 meses atrás

Ester tem 16 anos de idade e, em virtude da prática de ato infracional, foi encaminhada para um serviço que assiste adolescentes e jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida. Ester reside com a mãe, o padrasto e o filho de 1 ano e 4 meses de idade, em um bairro popular de um grande centro urbano, com condições habitacionais bastante precárias. Interrompeu os estudos no 6.° ano e está à procura de emprego, mas alega dificuldade por não ter com quem deixar seu filho.Considerando a situação hipotética apresentada, avalie as afirmativas que se seguem.I.A prática de ato infracional empreitada por Ester deve ser compreendida a partir da situação de pobreza, considerando que a baixa renda familiar determina a violência.II.A situação de vulnerabilidade e risco vivenciada por Ester é exemplificada na interrupção dos estudos e, consequentemente, na baixa escolaridade, o que tem dificultado a sua inserção no mercado de trabalho.III.Cabe ao terapeuta ocupacional do serviço acolher as demandas de Ester e propor estratégias de inserção social, como o retorno à escola, a inclusão de seu filho na rede municipal de educação infantil e a sua inserção em cursos profissionalizantes.lV. A adolescente e a terapeuta ocupacional têm autonomia para decidirem sobre a obrigatoriedade do cumprimento da medida socioeducativa.V. Ester, no periodo em que se encontra em liberdade assistida, deve ter seus direitos fundamentais assegurados, cabendo ao terapeuta ocupacional acompanhá-la e orientá- la nas suas escolhas e fazeres ocupacionais.É correto apenas o que se afirma emO‘ \, \ \ e IV.O I, III e V.OI, IV e V.O• II, III e IV.O II, III e V.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
0

A alternativa correta é a E as assertivas II, III e V são verdadeiras.

A terapia ocupacional é uma área da saúde, com intersecção em áreas de conhecimento social, onde o profissional é responsável pela intervenção em situações onde, por algum motivo, o paciente perdeu sua autonomia, seja por problemas físicos, mentais, ou sociais.

Em situações em que se lida com jovens infratores, é preciso levar em consideração o contexto de inserção social e a realidade que aquela pessoa vive, especialmente por tratar-se de uma situação de risco e vulnerabilidade social, exemplificada pela baixa escolaridade.

Perguntas interessantes