Ed. Física, perguntado por priscila145216, 10 meses atrás

este espaço visa promover uma reflexão sobre o conceito do panóptico para Michel Foucault e as desigualdades sociais. “No Brasil a desigualdade é uma forma de dominação econômica, social e cultural. A concentração de diferentes tipos de capitais – econômico, social e cultural – podem ser usados como forma de dominação de algumas classes sociais sobre outras. Os indivíduos utilizam o acúmulo desses capitais como forma de dominação de outros indivíduos. Não é só o dinheiro que pode ser acumulado, monopolizado ou transmitido, mas também a cultura e a educação, ou nos termos de Bourdieu, o capital cultural. Esse capital é utilizado pelas classes altas, por vezes, como forma de se distinguir dos demais assalariados”. (Bourdieu apud Souza, 2019). Reforçando esses fundamentos, Foucault (1992) afirma “os métodos disciplinares permitem o controle minucioso das ações do corpo, que sujeitam constantemente suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade‐utilidade. As desigualdades de classe são estabelecidas pelas relações de produção capitalista e escamoteadas pela ideologia, atribuídas aos indivíduos quando os pobres seriam os menos capazes, desigualdade esta construída social e historicamente e depois naturalizada e atribuída aos indivíduos. Assim, a sociedade disciplinar, controla o comportamento de seus membros através da vigilância, controle e correção do comportamento da cidadania.

Então, vamos iniciar nossa atividade? Para tanto, você é convidado(a) a realizar as seguintes leituras:

1 - A teoria da panóptica de Michel Foucault: sobre o poder político e econômico que nos controla sem que possamos perceber.

2- A desigualdade no Brasil é uma forma de dominação econômica social e cultural.

3- FOUCAULT CANTANDO DESIGUALDADE SOCIAL COM O RAPPA.

Agora vamos a ação:

Com base nas reportagens, no estudo do livro didático e nas tele-aulas, produza um comentário argumentativo, que responda à indagação:

Qual a relação entre as desigualdades sociais, econômicas e culturais e as formas disciplinares de controle social?​

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
9

As formas disciplinares de controle social podem ser definidas como medidas que busca impedir a ascensão de indivíduos menos abastados, como por exemplo, a busca pelo fim das cotas raciais e econômicas no ensino superior e demais medidas afirmativas.

Essa busca pelo fim de medidas que visam tornar o acesso às oportunidades equilibradas são claramente prejudiciais às diminuições de desigualdades sociais no país.

Perguntas interessantes