Português, perguntado por YohanDominguez, 10 meses atrás

Este é um trecho da crônica Condôminos de Fernando Sabino. Leia para responder a questão a seguir. (...) (1)Que acha 301? Perguntou- me o Milanês, tentando conquistar meu voto. Eu, porém, incorruptível, votaria no Lupiscino – a menos que a dona da casa, até o momento da eleição, se lembrasse de servir- me alguma coisa além de refresco de maracujá. (2)Disse- lhe que preferia não intervir, já que apenas representava um dos proprietários. (3)- O senhor não é condômino? – estranhou a bem nutrida senhora da ponta da mesa. – Então quem que está em cima de mim? Eu sou 202. (4)Expliquei- lhe que não era condômino – esta palavra era uma das razões pelas quais até então não tivera coragem do comprar um apartamento. (...) Fernando Sabino. Condôminos. Em: Rubem Braga e outros. Crônicas 4. 12. ed. São Paulo: Àtica, 2002. p. 25-27. título No trecho acima, temos parágrafos em discurso direto e também indireto. Passe os parágrafos de discurso direto para indireto e vice-versa. Atentem para os tempos verbais e pontuação. *Para melhor identificação dos parágrafos, coloquei números no início de cada um.

Soluções para a tarefa

Respondido por nilidis
1

Introdução - tipos de discurso

Na nossa gramática temos três tipos de discursos literários:

  • discurso indireto, onde somente o narrador fala
  • discurso direto, onde o personagem fala
  • discurso indireto livre, onde o personagem fala através do narrador.

Desenvolvimento - vamos ao exercício

No trecho acima, temos parágrafos em discurso direto e também indireto. Passe os parágrafos de discurso direto para indireto e vice-versa. Atentem para os tempos verbais e pontuação. *Para melhor identificação dos parágrafos, coloquei números no início de cada um.

1. Perguntou-me o que eu achava

- estou tentando conquistar meu voto

- eu votarei no Lupiscino a menos que a dona da casa me sirva outra coisa além de refresco de maracujá

2 - - prefiro não intervir. apenas represento um dos proprietários.

3 - A mulher, bem nutrida senhora da ponta da mesa ,me perguntou se eu não era condômino. E disse espantada quem será que estaria em cima dela.

4-  - eu não sou condômino. e esta palavra é uma das razões pelas quais até então não tive coragem de comprar um apartamento.

Conclusão - considerações finais

saiba mais sobre tipos de discurso:

https://brainly.com.br/tarefa/7931194

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas interessantes