Filosofia, perguntado por pedrinhodaquebrada00, 3 meses atrás

Este é um texto sobre a Revolução Científica do século XVII.



Admite-se, de maneira geral, que o século XVII sofreu e realizou uma radicalíssima revolução espiritual de que a ciência moderna é, ao mesmo tempo, a raiz e o fruto. Alguns historiadores viram seu aspecto mais característico na secularização da consciência, seu afastamento de metas transcendentes para objetivos imanentes, ou seja, a substituição da preocupação pelo outro mundo e pela outra vida pela preocupação com esta vida e este mundo. Para outros autores, sua característica mais assinalada foi a descoberta, pela consciência humana, de sua subjetividade essencial e, por conseguinte, a substituição do objetivismo dos medievos e dos antigos pelo subjetivismo dos modernos. Pode-se dizer, aproximadamente, que essa revolução científica e filosófica causou a destruição do cosmos, ou seja, o desaparecimento dos conceitos válidos, filosófica e cientificamente, da concepção do mundo como um todo finito, fechado e ordenado hierarquicamente e a sua substituição por um universo indefinido e até mesmo infinito, que é mantido coeso pela identidade de seus componentes e leis fundamentais, e no qual todos esses componentes são colocados no mesmo nível do ser.



(KOYRÉ, A. Do mundo fechado ao universo infinito. R.J.: Forense,1979. p. 13-14. Adaptado.)



Infere-se do texto que a Revolução Científica do século XVII
construiu a passagem para o objetivismo, no qual a verdade representa uma realidade objetiva, externa e anterior ao sujeito.
destruiu o princípio da dúvida e da incerteza, em nome de uma verdade que possa ser aplicada universalmente.
implicou na passagem de uma visão objetivista de mundo hierarquizado e ordenado para uma noção de universo infinito, regido por leis passíveis de estudo.
resgatou a preocupação com metas que transcendem o imediatismo do mundo presente, buscando conhecer as causas e as finalidades dos movimentos dos corpos.

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Respondido por lucashenriquelino
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Letra c.

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