Português, perguntado por ronicleide60, 8 meses atrás

Estas estórias foram escritas depois da guerra. Por incontáveis anos as armas tinham vertido luto no chão de Moçambique. Estes textos me surgiram entre as margens da mágoa e da esperança. Depois da guerra, pensava eu restavam apenas cinzas, destroços sem íntimo. Tudo pesando, definitivo e sem reparo.
Hoje sei que não é verdade. Onde restou o homem sobreviveu semente, sonho a engravidar o tempo. Esse sonho se ocultou no mais inacessível de nós ,lá onde a violência não podia golpear, lá onde a barbárie não tinha acesso. Em todo este tempo,a terra guardou, inteiras,as suas vozes. Quando se lhes impôs o silêncio elas mudaram de mundo.No escuro permaneceram lunares.
Estas estórias falam desse território onde nós vamos refazendo e vamos molhando de esperança o rosto da chuva,água abensonhada. Desse território onde todo homem é igual, assim:fingindo que está,sonhando que vai,inventando que volta.

Responda:

a)O autor do texto nos revela sensações que vivenciou no período que vivenciou no período em que escreveu as histórias que compõem sua obra.
Que sensações são essas.
Que fato foi determinante para que ele se sentisse assim nesse período.

b)Como ele se vê nos dias de hoje em relação aos sentimentos que tinha quando escreveu Estórias abensonhadas.

c)Qual pode ter sido a intenção do autor ao produzir o prefácio.

d)Esse tipo de texto inicial motiva o leitor a ler a obra.Justifique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por juniorvariedades1234
3

letra c espero ter ajudado me segue


ronicleide60: valeu
joandsonanjosdossant: Não é de marcar mds
Perguntas interessantes