Biologia, perguntado por anasep, 1 ano atrás

Estão representados nas figuras os exames de sangue de dois pacientes brasileiros, que nunca saíram do país, e que revelam a presença de protozoários.
a) quais são os protozoários que podem ser identificados no sangue do paciente l e ll?
b) De que forma esses pacientes poderiam ter adquirido os parasitas?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por nathlian
229
a) No paciente I Plasmodium sp e no paciente II Trypanosoma cruzi.

b) O paciente I pela picada da fêmea do mosquito Anopheles sp. O paciente II pela penetração do protozoário em algum ferimento ou através do local da picada do inseto barbeiro na pele. Ambos poderiam também adquirir esses protozoários através de transfusão de sangue contaminado.

Respondido por marigiorgiani
62

Resposta da A)

No sangue do paciente I pode-se identificar Plasmodium sp. e no do paciente II, Trypanosoma cruzi.

No paciente I, infectado com Plasmodium sp, notamos que as hemácias estão altamente infectadas. Ali, o parasita causador da malária se alimenta da hemoglobina.

Já no paciente II podemos ver que se trata de um protozoário flagelado. Note que diferente do Plasmodium sp., o T. cruzi não se alimenta da matéria presente nas hemácias.

Resposta da B)

O paciente I poderia ter adquirido o parasita por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles sp. No Brasil a malária não é uma doença com grande risco, mas na África trata-se de uma endemia.

Já o paciente II provavelmente adquiriu o parasita quando foi picado pelo barbeiro, um inseto que faz a transmissão do protozoário. É mais comum em pacientes do norte e nordeste e de alguns lugares do interior do sudeste. A doença torna-se crônica.

Porém há, também, a possibilidade dos dois pacientes terem sido contaminados durante procedimentos de transfusão sanguínea, por uso de agulhas contaminadas ou por transmissão congênita.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/420945

Anexos:
Perguntas interessantes