Estão representadas por X, Y e Z as configurações eletrônicas fundamentais de três átomos neutros: X: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 Y: 1s2 2s2 2p3 Z: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 Pode-se concluir que: a) A espécie formada por X e Z é predominantemente iônica e de fórmula X2Z. b) A espécie formada por Y e Z é predominantemente covalente e de fórmula YZ. c) A espécie formada por X e Z é predominantemente iônica e de fórmula XZ2. d) A espécie formada por X e Y é predominantemente covalente e de fórmula X2Y3. e) A espécie formada por Y e Z é predominantemente iônica e de fórmula XZ3.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Analisando as alternativas, conclui-se que é a letra C.
Explicação:
identificando a quantidade de elétrons de valência:
X = 2 elétrons (família 2)
Y = 5 elétrons (família 15)
Z = 7 elétrons (família 17)
Se tiver dúvidas, confira na tabela peródica.
Com base nas propriedades dos elementos envolvidos, é possível afirmar que c) A espécie formada por X e Z é predominantemente iônica e de fórmula XZ2.
A partir das distribuições eletrônicas dadas, é possível obter os números atômicos de ambos os elementos, identificando-os. Assim, são encontradas as seguintes informações:
Átomo X: Número atômico 20 | Elemento: Cálcio (Ca) | Grupo 2 da tabela periódica (tende a perder 2 elétrons, forma íon 2+)
Átomo Y: Número atômico 7 | Elemento: Nitrogênio (N) | Grupo 15 da tabela periódica (tende a ganhar 3 elétrons, forma íon 3-)
Átomo Z: Número atômico 17 | Elemento: Cloro (Cl) | Grupo 17 da tabela periódica (tende a ganhar 1 elétron, forma íon 1+)
A formação de íons das substâncias deve ser levada em consideração ao formar um composto iônico: Ca perde 2 elétrons (carga 2+) e Cl ganha (carga 1-).
Deve-se, então, fazer a inversão das cargas envolvidas, chegando-se ao composto CaCl2.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/38807699