Estamos vivendo um momento no qual a relação entre professor e aluno está permeada de dificuldades, incertezas, medo e ausência de valores humanistas. Infelizmente a violência tem invadido as famílias, o contexto escolar e a sociedade como um todo. Isto remete a necessidade de refletir sobre as emoções, em especial sobre aquelas que favorecem a violência e que geralmente estão presentes nestas situações, como a raiva, o medo e a tristeza (REGO; ROCHA, 2009).
REGO, C. C. A. B; ROCHA, N. M. F. Avaliando a educação emocional: subsídios para um repensar da sala de aula. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 135-152, jan./mar. 2009.
Considerando as estratégias de intervenção relevantes para auxiliar a criança a lidar com estes sentimentos, analise as afirmativas a seguir.
I. Ajudar a criança a repreender estes sentimentos, pois não são aceitos pela sociedade em geral.
II. Oferecer subsídios para que o sujeito possa identificar estes sentimentos, estar atento em que momentos acontecem e como pode agir diante deles.
III. Propor as crianças atividades que possibilitem o pensamento reflexivo, considerando sempre o conteúdo emocional, afetivo e intelectual deste público; como também a faixa etária.
IV. Auxiliar a criança em seu processo de escolhas e também de identificação. Isso é papel exclusivamente da família, pois trata-se de dificuldades da criança em lidar com sentimentos.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
As alternativas II e III.
Perguntas interessantes