Estamos iniciando o fórum do ciclo 2 da disciplina de Homem, Cultura e Sociedade. As orientações são as mesmas do ciclo anterior.Nesse fórum proponho pensarmos sobre a globalização, o meio ambiente e as questões climáticas, visto que nossos problemas ambientais estão diretamente ligados a questões globais e estão interligados ao sistema da natureza. Tais questões foram estudadas na unidade 3 do seu livro didático. Com esse propósito, sugiro que faça a leitura da matéria noticiada em 07 de fevereiro de 2019 sobre o "Temporal no Rio deixa mortos, soterra ônibus e destrói, novamente, ciclovia. Ventos atingiram 110 km/h e sirenes que alertavam moradores para deixar suas casas soaram na Rocinha. Ao menos seis pessoas morreram. A notícia retrata os problemas ambientais vividos pelo Brasil cujo desenvolvimento não é igualitário e equitativo tornando-se um desafio para as gestões das cidades.Nesse sentido questiona-se: quais os fatores que levam as cidades e as populações que nela vivem a estarem mais vulneráveis? Quem são os indivíduos que estão mais expostos aos riscos decorrentes dos fenômenos naturais tais como as chuvas torrenciais? É possível a Justiça ambiental
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
É bem complexa a questão ambiental, de maneira que a mesma impacta toda a sociedade, mas, em especial, algumas pessoas de regiões e zonas específicas, que são mais suscetíveis às condições climáticas e ambientais.
As chuvas torrenciais afetam, principalmente, pessoas que moram em zonas propícias para tal acontecimento, considerando que na contemporaneidade tais chuvas causaram até mesmo mortes, como as que ocorreram no Japão.
Bons estudos!
Perguntas interessantes