Estamos iniciando a nossa atividade do fórum. Nele discutiremos a respeito de conceitos fundamentais sobre a disciplina de Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente.
Segurança do Paciente envolve ações promovidas pelas instituições de saúde para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prioriza dois desafios globais na área de Segurança do Paciente: reduzir a infecção associada ao cuidado em saúde, por meio de campanha de higienização das mãos e, promover a cirurgia mais segura. Além de demais metas internacionais para que o paciente não sofra algum tipo de dano que poderia ser evitado através de estratégias de prevenção para Segurança do Paciente. No Brasil, as metas para Segurança do Paciente baseadas nas metas internacionais da OMS, são coordenadas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde.
Este fórum tem por objetivo, a leitura e o conhecimento do Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente.
Vamos à atividade?
1)Leia o documento em anexo para a realização da atividade proposta.
2)Responda aos seguintes questionamentos em apenas um texto:
a.Cite, no mínimo, três ações, estimuladas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para reduzir os riscos de eventos adversos (EA).
b.O documento sugere seis mudanças dentro do ambiente hospitalar para iniciar uma cultura de segurança do paciente. Cite-as.
c.Quais são os quatro eixos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP)
d.O que é NOTIVISA?
e.Descreva as funções de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)
Profº Ms. Leandro Vaz Toffoli
Documento Referencia Programa Nacional Seguranca.pdf (3310285 bytes)
Soluções para a tarefa
Resposta:
A-R:A aplicação de 5s de boas práticas segurança do paciente, tecnologia segura, criação dos Núcleos de Segurança do Paciente.
B-R:1. É necessário mudar a busca de erros como falhas individuais, para compreendê-los como causados por falhas do sistema.
2. É necessário mudar de um ambiente punitivo para uma cultura justa.
3. Mudar do sigilo para a transparência
4. O cuidado deve deixar de ser centrado no médico para ser centrado no paciente.
5. Mudar os modelos de cuidado baseados na excelência do desempenho individual e independente, para modelos de cuidado realizado por equipe profissional interdependente, colaborativo e Inter profissional.
6. A prestação de contas é universal e recíproca, e não do topo para a base.
C-R: Eixo 1: Estímulo à uma prática assistencial segura.
Eixo 2: Envolvimento do cidadão em sua segurança.
Eixo 3: Inclusão do tema segurança do paciente no ensino.
Eixo 4: Incremento da pesquisa em segurança do paciente.
D-R:O NOTIVISA é o sistema informatizado nacional para o registro de problemas relacionados ao uso de tecnologias e de processos assistenciais, por meio do monitoramento da ocorrência de queixas técnicas de medicamentos e produtos para a saúde, incidentes e eventos adversos, com o propósito de fortalecer a vigilância pós uso das tecnologias em saúde, conhecida como VIGIPOS, e na vigilância dos eventos adversos assistenciais.
E-R: De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) deve ser instituído nos serviços de saúde com o objetivo de apoiar a direção na implementação e gestão de ações de melhoria da qualidade e da segurança do paciente.
Explicação:
Coloquei apenas as resposta iniciando da letra A , espero ter ajudado !