Estamos iniciando a nossa atividade do fórum. Nele discutiremos a respeito de conceitos fundamentais a respeito de adaptações celulares. Vamos lá?!
Atualmente, sabe-se que a atrofia muscular é caracterizada pela diminuição do conteúdo proteico, do diâmetro da fibra, da produção de força muscular e pela fatiga. Os estímulos que interferem no balanço proteico muscular podem ser resumidos em dois grupos de fatores: atividade física e aporte nutricional. O fator “desuso” e “restrição proteica” dos músculos tem efeitos verdadeiramente devastadores sobre a perda de massa muscular. O exemplo que mais evidencia este efeito é quando imobilizamos um braço ou uma perna em razão de uma lesão grave ou fratura óssea.
De acordo com seus conhecimentos sobre adaptações celulares, imagine a seguinte situação: um morador de rua chamado José chega ao pronto socorro acometido por um processo de atrofia muscular detectado em grande parte do corpo. Na anamnese, o profissional de saúde notou que José possuía membros delgados, costelas proeminentes e pele solta e enrugada na região das nádegas. Foi iniciado tratamento adequado e José foi encaminhado a um abrigo para dar continuidade ao processo de recuperação de massa magra. Por ser morador de rua, José possui uma qualidade de vida afetada de diversas maneiras.
Assim, com base na situação proposta, posicione-se no fórum, individualmente e em texto único de 5 a 10 linhas, explicando os seguintes questionamentos:
Por que o estilo de vida de José pode ter levado à um processo de atrofia muscular generalizada? Que tipo de estresse celular pode ter ocasionado esta adaptação em seus músculos? Qual seria o tratamento/recomendação ideal para se reverter este quadro atrófico e quais recomendações você deixaria ao abrigo se evitar este tipo de quadro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A atrofia muscular ocorre pela redução de volume do músculo. Ela se dá por perda de volume e enfraquecimento muscular devido a diminuição do tamanho das células, e ela é bem mais comum na terceira idade.
Alguns dos sistemas da atrofia são um dos braços ou pernas, ela fica menor que a outra notável aos olhos e também apresenta fraqueza em um membro.
A causa dessa atrofia muscular por desuso é por falta de atividades físicas, justamente pelo fato dos músculos não serem usados o suficiente. Para pessoas que trabalham sentadas, as condições médicas que limitam os movimentos que irá reduzir o nível de atividade física deve ser elaborada.
Explicação:
A falta de cuidados com uma alimentação irregular e as vezes quase sem nenhum nutriente, pouca hidratação e qualidade de sono ruim esses são uns dos
motivos para ter agravado a situação do Sr. José, o estresse celular pode ser devido a sarcopenia, que é caracterizada pela perda de massa muscular, sendo mais comum em idosos.
Para uma melhora, será necessário o Sr. José, entender a gravidade de sua doença e mudar seu estilo de vida, no abrigo recomendaremos uma alimentação balanceada e nutritiva,
ricos em ômega-3, carboidratos, proteínas e demais vitaminas, para ajudar no processo de construção e fortalecimento muscular.
Além disso, fortalecer os músculos já atrofiados, é recomendado ter 7-8 horas de sono por noite e fará atividades físicas, com acompanhamento de um profissional da saúde.
Conforme preconiza o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH),
lançou a campanha sobre a Saúde da População em Situação de Rua, com slogan “Cuidar da Saúde de Todos".
a campanha tem por objetivo valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua – independente das roupas, das condições de higiene, do uso de álcool e outras drogas ou da falta de documentação – têm o direito de serem atendidos na rede de serviços do SUS. São objetivos da campanha:
Sensibilizar os profissionais de saúde para o acesso e atendimento da população em situação de rua nos serviços de saúde;
Diminuir o preconceito da sociedade em relação às pessoas em situação de rua, contribuindo no acolhimento dessa população pelos serviços de saúde;
Empoderar as pessoas em situação de rua quanto aos seus direitos de cidadãs;
Resposta:
A desnutrição devido a má alimentação e uma das causas da atrofia muscular,e é exatamente o que ocorre com o morador de rua pela falta de nutrientes em sua alimentação,também há perda significtiva da inervação,devido ao estresse da má qualidade de vida,as noites de sonos não são saudáveis, elas contribuiem para distruição da saude das células causando tambem a atrofia dos musculos.Existe moradores de rua que se acomodam sentados mendigando dinheiro, estes pode também pode ocorrer a atrofia muscular devido ao sedentarismo, naqueles moradores de rua "andarilhos" ,acredito que a atrofia não seja por falta de exercicio,haja visto que caminham quilometros ao dia ,nas residências pedindo ajuda. Na minha opinião a maior causa de atrofia em moradores de rua seja realmente a desnutrição, como citei acima por conta da alimentação pobre em nutrientes.
Pode acontecer tambèm de moradores de rua usarem entorpecentes com muita frequência ,e podem adquirir o estresse por intoxicação .e prejudicar sua saúde como um todo.
Com tantos maus tratos fisicos e psicologicos,as células reagem negativamente ,sendo expostas ao metabólitos reativos de oxigenio. A exposição constante ao sol (raios ultra violeta),baseado na analogia destroem sua função.
A fisioterapia pode ajudar os moradores de rua a ter uma vida mais saúdavel, e se recuperar da atrofia muscular ,podendo se recuperar com o tratamento de fisioterapia,incluido a terapia fisica e reeducação alimentar, sendo que a reeducação alimentar deve ser acompanhado de um nutricionista.
O profissional de fisioterapia aplicará exercicios corretos, que não prejudique ainda mais a evolução da atrofia muscular, sendo orientados por um profissional de fisioterapia, com certeza ficará curado da atrofia muscular. Se for tratada com quem não tem conhecimento,,certamente a doença irá piorar.
Explicação: