Estamos em busca de atender interesses em nossas ações. Nossos ou de outros, os interesses impulsionam o comportamento. O sentido que damos a este comportamento e interesse é dos mais diversos. Podemos agir por um interesse pessoal imediato ou por um valor elevado de aspecto moral coletivo. O poder político que envolve o Estado atende também a interesses. Qual afirmativa abaixo melhor define a ação do Estado na realização de interesses?
a) O Estado deve agir voltado aos interesses dos grupos restritos que o governam ou estejam dentro da máquina pública. Todo e qualquer elemento que está subordinado ao poder público deve aceitar a ação que lhe é imposta.
b) Cabe ao poder público atender interesses exclusivamente do Estado. Se a população não consegue compreender os interesses do Estado e sofre suas consequências sem nada ganhar com isso, deve aceitar sem críticas.
c) O bom cidadão é aquele que atende as necessidades do Estado e não usa de seu poder para buscar atender seus interesses ou ter seus direitos respeitados.
d) O Estado deve ter interesses coletivos como condição fundamental. O poder público tem que estar acima dos interesses pessoais e imediatos. Por isso, é fundamental que o representante público tenha ética em sua conduta.
e) Tudo é movido por interesses pessoais. Não há um valor coletivo que mova os indivíduos. Sempre o desejo imediato estará acima do bem social. Até mesmo na elaboração das leis, Constituição, o interesse imediato é o motor da cidadania.
Soluções para a tarefa
Respondido por
34
d) O Estado deve ter interesses coletivos como condição fundamental. O
poder público tem que estar acima dos interesses pessoais e imediatos.
Por isso, é fundamental que o representante público tenha ética em sua
conduta.
Besarabiana1:
Letra D!
Perguntas interessantes