Estamos acompanhando a vacinação de 200 crianças em uma creche. Analisando as carteiras de vacinação, verificando que 132 receberam a vacina Sabin, 100 receberam a vacina contra sarampo e 46 receberam as duas vacinas. Vamos orienta os pais das crianças, enviando uma carta para cada um, relatando a vacina falante. A) Quantos país serão chamados para que seus filhos recebam a vacina SABIN? B) Quantos país serão chamados para que seus filhos recebam a vacina contra sarampo? C) Quantos país serão chamados para que seus filhos recebam as duas vacinas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) o número de pais que serão chamados para que os filhos recebam a vacina Sabin é 54.
b) O número de pais que serão chamados para que os filhos recebam a vacina do Sarampo é 86.
c) O número de pais que serão chamados para que os filhos recebam as duas vacinas é 14.
Explicação passo-a-passo:
Para resolver esta questão vamos montar equações aonde "a" é o número de crianças que tomaram a vacina Sabin, "b" é o número de crianças que tomaram a vacina de Sarampo, e "c" é o número de crianças que tomaram as duas vacinas.
Interpretando os dados do enunciado, sabemos que 46 crianças receberam as duas vacinas, então:
Se 132 crianças receberam a vacina Sabin, então sabemos que 132 é a soma das crianças que receberam as duas vacinas e as crianças que receberam apenas a Sabin:
Se 100 crianças receberam a vacina do Sarampo, então sabemos que 100 é a soma das crianças que receberam as duas vacinas e as crianças que receberam apenas a do Sarampo:
Sabendo que o total de crianças vacinadas neste dia foi a soma dos valores de a, b e c, então temos que foram 186 crianças. Porém o enunciado diz que existem 200 crianças para serem vacinadas, logo o número de pais que serão chamados para que os filhos recebam as duas vacinas é:
Então o número de pais que serão chamados para que os filhos recebam a vacina Sabin é:
O número de pais que serão chamados para que os filhos recebam a vacina do Sarampo é:
Resposta:
a) 68
b) 100
c) 14