Estados modernos e absolutismo, faça um texto sobre a importância do país ser unificado e ter estabilidade política e econômica. Lembrando que:(estabilidade política é quando um país tem um governante fixo)(estabilidade econômica diz respeito a característica estável da situação financeira e econômica do país, sem alta de preços).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antes do conceito de Estado Moderno e de Reinos, as nações europeias eram divididas internamente, entre nobres no comando do sistema feudal. Esse sistema provocava a instabilidade política e economica, pois afinal não haveria uma autoridade central, democrática ou não, apenas pequenos chefes regionais que ditavam as regras em suas propriedades. Com a baixa idade média e com o declínio do feudalismo, os reis, aliados a exércitos tomaram o poder maior com base no "Direito Divino dos Reis", em outras palavras, por cada pessoa ser escolhida por Deus ao nascer, os Reis seriam especificamente escolhidos para serem reis, justificando o absolutismo. Com o advento dos reinos absolutistas, nasceram os Estados Nacionais Modernos, grandes reinos unificados na figura do rei que representava não uma terra ou feudo ou título, mas um povo, mesmo que alheio as vontades destes. Estados assim foram desenvolvidos logo após crises que levaram o apoio popular a unificação. Exemplos são a França pós-feudal, Portugal pós-independencia entre outros.
Nos dias de hoje, o exemplo não é igual mas parecido. Um país moderno que suponhamos que seja democrático precisará de um governo. Para ter um governo precisará de lei, e para ter lei e governo precisa-se de estabilidade. Quando o estado é unificado em uma figura ou órgão ou instituição, que seria hipoteticamente democrática, esse estado é democrático e estável. Pode ser um líder político que se torna Presidente, ou um monarca constitucional neutro e que representa a identidade nacional como um todo. Quando essa figura ou órgão não existe, o estado simplesmente se torna corrupto e falhos, pois diversas figuras menores e regionais vão reinvindicar o poder para si, dividindo o país entre classes, regiões, raças etc etc etc. Em países assim não é raro grandes guerras internas de facções e guerrilhas políticas disputando uma região ou o poder do país. Nessa situação, de diversas forças partidárias disputando o poder é impossível também chegar em um consenso econômico, logo, pode-se dizer que instabilidades políticas geram instabilidades econômicas e estabilidades políticas geral estabilidades economicas, pois em um governo estavel, o consenso politico-econômico do país fica muito mais fácil de ser alcançado, fazendo esta nação crescer e se desenvolver,
Explicação: