ENEM, perguntado por brunolife17, 6 meses atrás

Estado é a ideia de referir-se a todas as comunidades políticas que, com autoridade superior, fixaram regras de convivência de seus membros. O paradigma do Estado de direito contemporâneo se define como uma coletividade territorial na qual um povo está fixado e se encontra instituído um poder político soberano, cujo processo de decisão, tomado na esfera de um ordenamento jurídico, visa satisfazer os interesses gerais. Segundo a clássica caracterização tripartite, disserte sobre os elementos fundamentais que compõem a noção de Estado.

Soluções para a tarefa

Respondido por gnascimento1229
1

Resposta:

Para que haja gestão pública, alguns elementos são fundamentais e participantes. Note quais são:

Governo

É a organização necessária para o exercício do poder e leva a população ao cumprimento das normas que estabelece como condição para a convivência social.

Povo

Representa o elemento humano, comum a todas as sociedades.

Território

Extensão de terra que está sob adireção de um governo.

Soberania

Poder absoluto e indivisível de organizar-se e de conduzir-se segundo a vontade livre de seu povo, e de fazer cumprir as suas decisões, inclusive pela força, se necessário.

Cidadania

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”. (Dalmo Dallari,1992)

Explicação:

Respondido por winederrn
0

Povo, território e soberania são os elementos fundamentais (e necessários) para o surgimento de um Estado.

Os elementos formadores do Estado

O povo representa o conjunto de pessoas que fazem parte do Estado. Na prática, isso quer dizer que o povo age de acordo com as regras que são definidas pelo Estado (na figura do Poder Legislativo).

Ainda, o território representa um espaço terrestre demarcado e reconhecido por outras nações e organismos internacionais.

Por fim, a soberania representa a capacidade que o Estado tem para criar leis (Poder Legislativo) e governar (Poder Executivo).

Aprenda mais sobre o tema Estado em:

https://brainly.com.br/tarefa/27563329

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes