Estação de Tratamento de Água Compacta- ETA
É a Estação de Tratamento de Água Compacta (conhecida também como ETA ou Estação Compacta) que garante os padrões de potabilidade ao consumo humano, conforme estabelece a Portaria 2.914/2011 do Ministério de Saúde.
O processo de tratamento se realiza pela floco-decantação seguida por dupla filtração utilizando-se leitos de carvões ativados e antracitosos.
O Sistema opera através de um painel de controle que comanda bombas dosadoras de produtos químicos, ajusta automaticamente o pH na entrada do processo e os sensores de níveis acionam em modo automático as moto bombas para o racalque das águas para o processo de tratamento de envio das águas tratadas aos reservatórios e retro lavagens do filtro.
Fabricadas em Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), oferecem total resistência química e mecânica, sendo equipamentos versáteis que operam em quaisquer vazões com baixo custo operacional e facilidade de controle.
A Etapa de decantação, citada no texto consiste em:
Adição de Cal na água.
Adição de flúor na água para prevenção de cáries nos dentes.
Precipitação dos flocos de impurezas da água no fundo do tanque.
Passagem da água por grandes filtros.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Precipitação dos flocos de impurezas da água no fundo do tanque.
Explicação:
Decantação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Informática,
8 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás