Estabulo da abadia de cluny bem resumido
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1 - Em 910 surge em França (Borgonha) a Ordem de Cluny com Guilherme, duque de Aquitânia. Este funda o mosteiro de Cluny I. Em 963-981 (Abade S. Bernou) funda nova abadia, a Cluny II que vai influenciar todas as outras e revelar-se a mais importante. Em 1050 é fundada a Cluny III pelo Abade Hugo de Semur. No século VIII vai alterar mentalidades, encabeçado pelo papa e por Carlos Magno que engendra um sistema de inter-dependência em pirâmide, desde o simples cidadão até ao papa (representante de Deus).
2 - Os cemitérios dos monges era contíguos às igrejas e capelas.
3 - Nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, a antiga capela de Notre-Dame du Haut de Ronchamp, situada próxima de Belfort, foi destruída. Procurou-se, nos inícios de 1950 reconstruir este edifício, retomando a velha tradição das peregrinações, com origens pré-cristãs.
Contactado o arquitecto franco-suíço Le Corbusier, em Junho de 1950 surgiram os primeiros desenhos que foram desde logo aceites pelo arcebispo de Besançon. Quatro anos depois o edifício foi consagrado.
A capela localiza-se no topo de uma das colinas da cadeia de montanhas Vosges, apresentando uma posição de dominância visual sobre o vasto território envolvente. A imagem exterior lembra uma escultura na qual a concentração de formas onduladas, articuladas como se se tratasse de um organismo vivo, ecoam o carácter do sítio e da paisagem. Este sentido anímico e naturalista das formas, assim como o recurso a fortes efeitos lumínicos e cromáticos potenciam a criação de emoções de sentido místico e religioso. O tecto da capela assume a forma de enorme concha escura de betão armado, simbolizando uma cúpula tradicional ou um dólmen arcaico.
No exterior foi colocado um altar ao ar livre com um púlpito e um pequeno santuário onde se encontra a imagem da virgem que é visível também a partir do interior da nave. É utilizado para realizar cerimónias religiosas em alturas de grandes peregrinações.
O interior, de dimensões modestas (25 por 15 metros), totalmente assimétrico e bastante escuro, lembra uma caverna. A parede sul perfurada irregularmente por profundos rasgos luminosos assume uma vigorosa presença visual. À volta da nave encontram-se as três capelas semicilíndricas, em forma de torres que funcionam como lanternins orientados para a trajectória do sol.
Neste edifício, Le Corbusier sintetiza muitas das principais conquistas formais e técnicas da história da arquitectura recente, e do seu próprio percurso criativo. Tornam-se evidentes as referências aos movimentos expressionista, purista, neoplasticista e surrealista, numa tentativa de superar as limitações e cristalizações a que o movimento moderno e o estilo internacional tinham conduzido a cultura arquitetônica.
2 - Os cemitérios dos monges era contíguos às igrejas e capelas.
3 - Nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial, a antiga capela de Notre-Dame du Haut de Ronchamp, situada próxima de Belfort, foi destruída. Procurou-se, nos inícios de 1950 reconstruir este edifício, retomando a velha tradição das peregrinações, com origens pré-cristãs.
Contactado o arquitecto franco-suíço Le Corbusier, em Junho de 1950 surgiram os primeiros desenhos que foram desde logo aceites pelo arcebispo de Besançon. Quatro anos depois o edifício foi consagrado.
A capela localiza-se no topo de uma das colinas da cadeia de montanhas Vosges, apresentando uma posição de dominância visual sobre o vasto território envolvente. A imagem exterior lembra uma escultura na qual a concentração de formas onduladas, articuladas como se se tratasse de um organismo vivo, ecoam o carácter do sítio e da paisagem. Este sentido anímico e naturalista das formas, assim como o recurso a fortes efeitos lumínicos e cromáticos potenciam a criação de emoções de sentido místico e religioso. O tecto da capela assume a forma de enorme concha escura de betão armado, simbolizando uma cúpula tradicional ou um dólmen arcaico.
No exterior foi colocado um altar ao ar livre com um púlpito e um pequeno santuário onde se encontra a imagem da virgem que é visível também a partir do interior da nave. É utilizado para realizar cerimónias religiosas em alturas de grandes peregrinações.
O interior, de dimensões modestas (25 por 15 metros), totalmente assimétrico e bastante escuro, lembra uma caverna. A parede sul perfurada irregularmente por profundos rasgos luminosos assume uma vigorosa presença visual. À volta da nave encontram-se as três capelas semicilíndricas, em forma de torres que funcionam como lanternins orientados para a trajectória do sol.
Neste edifício, Le Corbusier sintetiza muitas das principais conquistas formais e técnicas da história da arquitectura recente, e do seu próprio percurso criativo. Tornam-se evidentes as referências aos movimentos expressionista, purista, neoplasticista e surrealista, numa tentativa de superar as limitações e cristalizações a que o movimento moderno e o estilo internacional tinham conduzido a cultura arquitetônica.
laurarobleslouzada:
tem como voce escrever sobre o etábulo
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