História, perguntado por GabbsMed, 1 ano atrás

Estabelecer uma relação entre as formas de governo e suas degenerações da Roma antiga e o episódio 3 de Star Wars: A vingança dos Sith.

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
3
Olá, tudo bem? Primeiro, vamos lembrar do tema principal do episódio III de Star Wars: trata-se da trajetória final do jovem jedi Anakin Skywalker rumo ao lado negro da força, motivado, por um lado, por injustas decisões do Conselho Jedi e, por outro, pela ambição do senador Palpatine, que em seu desejo de controlar a galáxia promete a Anakin que salvará sua esposa Padmé da morte. Apenas com esse pequeno resumo já podemos ver alguns paralelos com a história de Roma. O Conselho Jedi, junto com o grupo de senadores da galáxia, podem ser vistos como um grupo dirigente que não mais governava efetivamente, possibilitando a ocorrência de crises política-militares. Pode-se então fazer aqui um paralelo com a interpretação de Aristóteles a respeito das formas degeneradas de governo e afirmar que, tanto no caso dos senadores e jedis de Star Wars quanto no caso dos senadores romanos, a elite governante tornou-se ineficiente e voltada para os seus próprios interesses, estabelecendo assim uma deturpada forma de governo aristocrático: a oligarquia.

Neste cenário de crise, o senador Palpatine em Star Wars - e Caio Júlio César em Roma - utilizaram-se de seus laços de influência para manipular a situação de modo que, ao final, o governo fosse retirado de uma elite vista como corrupta e colocado apenas em suas mãos, estabelecendo assim um governo imperial. Entretanto, como os episódios seguintes de Star Wars deixam evidente, assim como a história dos sucessores de Caio Júlio César, não demorou a ficar claro que o novo governo também se deturpou, estabelecendo assim uma forma de monarquia degenerada que Aristóteles chama de tirania.
Respondido por BrianLima
1

A destruição da república e o início do Império.

Perguntas interessantes