estabeleça uma diferença básicas entre plantas briófitas , pteridófitas e espermatófitas
Soluções para a tarefa
Briófitas (do grego bryon: 'musgo'; e phyton: 'planta') são plantas pequenas, geralmente com alguns poucos centímetros de altura, que vivem preferencialmente em locais úmidos e sombreados.
O corpo do musgo é formado basicamente de três partes ou estruturas:
• rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
• Reprodução das briófitas
• Para explicar como as briófitas se reproduzem, tomaremos como modelo o musgo mimoso. Observe o esquema abaixo.
• Os musgos verdes que vemos num solo úmido, por exemplo, são plantas sexuadas que representam a fase chamada gametófito, isto é, a fase produtora de gametas.
• Nas briófitas, os gametófitos em geral têm sexos separados. Em certas épocas, os gametófitos produzem uma pequena estrutura, geralmente na região apical - onde terminam os filoides. Ali os gametas são produzidos. Os gametófitos masculinos produzem gametas móveis, com flagelos: os anterozoides. Já os gametófitos femininos produzem gametas imóveis, chamados oosferas. Uma vez produzidos na planta masculina, os anterozoides podem ser levados até uma planta feminina com pingos de água da chuva que caem e respingam.
Espermatófitas, ou plantas com sementes, é um taxon, geralmente considerado ao nível taxonómico de superdivisão, que inclui as plantas cujos propágulos são sementes.
As espermatófitas, ou seja as plantas com semente, são principalmente plantas lenhosas cujo espessamento resulta de crescimento secundário, sendo as formas de crescimento herbáceo consideradas derivadas.
A fertilização é completamente independente da água, ao contrário dos musgos, hepáticas, antóceros e pteridófitos cuja fertilização é feita por anterozoides flagelados obrigados a nadar do anterídio até atingir o óvulo no arquegónio. Nas espermatófitas, os esporófilossão geralmente resumidos a flores ou cones.
• Geração constituída por um esporófito diplóide, originado a partir do embrião, com desenvolvimento completo, que produz dois tipos de gâmetas:
• o micrósporo (masculino) - o grão de pólen;
• o megásporo (feminino) - as células-mãe dos óvulos, produzidas no ovário;
• Geração constituída por um gametófito reduzido ao tubo polínico, que contém os gâmetas masculinos, e ao ovário, que contém os óvulos.
- As pteridófitas, são traqueófitas sem sementes e foi a partir delas que evoluíram as pteridospermas, as primeiras traqueófitas com sementes, que existiram há cerca de 300 milhões de anos.
O ciclo reprodutivo das pteridófitas compreende duas gerações, uma assexuada e outra sexuada.
Espero ter ajudado, tenha um ótimo domingo.