História, perguntado por alexiaferreira1, 1 ano atrás

estabeleça relações entre a política dos governadores e o coronelismo durante a chamada república das oligarquias

Soluções para a tarefa

Respondido por deyvidromanhol
293
Coronelismo, é um termo utilizado para definir uma estrutura política que começava no meio político municipal e se estendia para o federal. Está presente na política federal desde o império quando os coronéis se aproveitando da importância da agricultura na economia se impunham no setor político. O voto de cabresto, significa que todas as pessoas que moravam em determinada fazenda sob o domínio de determinado coronel, era obrigado a votar no político que fosse indicado por este coronel.
Respondido por mayaravieiraj
17

A relação de benefícios mútuos entre os governadores e o coronelismo se deu e, de certa forma, ainda se dá no campo político brasileiro.

Primeiramente, vamos nos relembrar do que é o coronelismo. Ao pensar em coronéis, vem a nossa mente um fazendeiro rico, donos de terras no sertão brasileiro. E era isso mesmo. Os coronéis recebiam essas patentes do exército apenas por serem ricos e contribuírem de alguma forma para o exército ou para a polícia brasileira daquela região.

Como eles tinham grandes fazendas, necessitavam explorar pessoas que estavam passando fome para que trabalhassem em suas terras. Sendo assim, os coronéis obrigavam os seus explorados à votarem nos governadores que beneficiariam os coronéis de alguma forma.

Veja mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9260030

Anexos:
Perguntas interessantes