Estabeleça as diferenças dos romances de José de Alencar
Soluções para a tarefa
Olá, boa tarde!
José de Alencar é considerado, até hoje, como um Mestre do Romantismo.
Escreveu diversas obras dentro dessa proposta mais lírica, mais voltada para o eu, mais idealizada; entretanto, também podemos observar diferenças entre as suas obras.
Essas diferenças eram caracterizadas por algumas obras serem romances regionalistas, romances urbanos, romances históricos e romances indianistas. Cada um deles apresenta algumas particularidades.
Os romances regionalistas foram os que mais atribuíram mérito ao escritor, pois abordavam de fato as realidades de cada região do Brasil, constituindo-se uma trajetória importante para a literatura brasileira. Os romances regionalistas de José de Alencar foram os "O Gaúcho", "O Tronco do Ipê" e "O Sertanejo".
Os romances urbanos tinham o objetivo de relatar como era a vida na Corte e abordava questões sociais, sem, portanto, aprofundar-se nelas em demasia.
O que caracteriza esses romances é a presença de aventuras amorosas, especialmente femininas. Há, também, a presença da observação psicológica dos personagens, algo também inovador. O principal romance urbano de José de Alencar foi "Senhora", além de "Cinco Minutos", "Lucíola" , "A Pata da Gazela", "Sonhos d'Ouro".
Os romances indianistas também tiveram grande importância, pois retratavam a raiz original do povo brasileiro, o índio. Apesar de um certo idealismo, a figura do índio é valorizada e enaltecida e, com isso, o povo brasileiro também. Os romances indianistas desse autor foram "O Guarani" e "Iracema".
Os romances históricos "As Minas de Prata" e a "A Guerra dos Mascates" também ressaltavam as raízes do Brasil, porém, enquanto colônia e, por esse motivo, não deu muito certo no país, pois acabavam recaindo na temática principal do romance indianista.
Espero ter ajudado!