Estabeleça a diferença entre o estilo românico e gótico da arquitetura medieval
Soluções para a tarefa
Resposta:
A arquitetura medieval é caracterizada por estilos arquitetônicos influenciados pelo teocentrismo - modo filosófico e religioso que coloca Deus como centro de todas das coisas. Esse tipo de construção foi desenvolvida durante a Idade Média e apresentou três estilos: bizantino, românico e gótico.
Para entender como surgiu a arquitetura medieval e a sua importância, é importante compreender o contexto histórico na qual ela surgiu.
Contexto histórico
Durante muitos séculos, o Império Romano dominou muitos povos e territórios, como o norte da África. Entretanto, os chamados povos bárbaros começaram a invadir as fronteiras do império, o que causou a sua desintegração e o dividiu em duas regiões: Império Romano do Oriente, cuja capital foi Constantinopla, e o Império Romano do Ocidente, que tinha Roma como capital.
O ocidente foi totalmente devastado pelos bárbaros e o oriente foi fortalecido e formou o Império Bizantino. Este último foi fundado pelos turcos otomanos e instalou como sua capital a cidade de Constantinopla. A religião oficial era o cristianismo católico.
Idade Média
A Idade Média compreende o período entre os séculos V e XV, e foi dividida em dois períodos: na Alta Idade Média e na Baixa Idade Média.
Durante todo o período da Idade Média, a Igreja Medieval Católica exerceu forte poder e influência na sociedade da época. Por isso, a arquitetura medieval é também considerada uma arquitetura religiosa.
A sociedade medieval era extremamente estratificada e tinha por base as relações feudais. A camada nobre era proprietária de terras (ou feudos) e possuía o direito de explorar o trabalho no campo, os camponeses e servos habitavam e trabalhavam nas terras mediante pagamento tributário e o clero.
O clero dividia-se em clero secular, integrantes da igreja local, e clero regular, monges que viviam em comunidades isoladas. Na nobreza existia a relação hierárquica dos vassalos, nobres inferiores economicamente, que ofereciam sua mão de obra e fidelidade ao suserano. Este era o senhor economicamente forte que doava benefícios.
Alta Idade Média e Baixa Idade Média
A Alta Idade Média foi o período da instalação do feudalismo - modelo de organização social mediante relações de suserano e vassalos, economia agrária e sociedade estratificada e rural.
Com o advento da ruralização da Europa iniciou-se a formação dos reinos feudais. Enquanto que no Império Romano o imperador era o detentor do poder central, no sistema feudal o poder político e econômico estava fragmentado e descentralizado.
Apenas os senhores feudais possuíam o direito sobre os feudos, ou seja, as grandes propriedades de terras que eram cultivadas pelos servos e camponeses. Os integrantes do clero eram os responsáveis pelo zelo espiritual.
A Baixa Idade Média foi o período que ocorreu grande crescimento populacional, inovações agrícolas e o surgimento das relações comerciais. Esse período compreende do século XI ao XII.
Pode-se destacar três movimentos sociais importantes da Baixa Idade Média:
• Renascimento comercial;
• Renascimento urbano;
• Aparecimento dos burgos.