Estabeleça a correta relação entre os paradigmas das ciências sociais especificados a seguir e suas definições: 1 – Positivismo. II – Estruturalismo. III – Materialismo dialético. ( ) Esse método se fundamenta na busca pelas leis que regem os fenômenos e na objetividade. Rejeita toda explicação metafísica e utiliza a observação e a experimentação como critérios de validade. ( ) Esse paradigma reconhece que existem relações causais, mas não reconhece que essas relações possam ser determinantes na compreensão do mundo e da realidade. O estudo científico deve ser pautado na descrição dos fenômenos em termos relacionais, independentemente de seu processo evolutivo ou de relações externas. ( ) Nessa concepção todas as coisas que existem estão em contínua transformação. Esse método defende que o mundo exterior existe independentemente da consciência, e que os fenômenos têm existência própria independentemente de pensarmos sobre eles ou não. ( ) Nessa concepção só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas, mesmo quando se trata de ciências sociais.
Soluções para a tarefa
Resposta correta: Letra D I, II, III, I.
Resposta:
Letras - Português e Inglês - Licenciatura - 2º Semestre Metodologia Científica Adg3 - Metodologia Científica - A
RESPOSTAS : 1)B 2)A 3)A 4)C CORRIGIDO PELO AVA
Explicação:
1) As ciências da natureza têm como objeto central os fenômenos naturais. Já as ciências sociais podem ser compreendidas como:
b) O conjunto de disciplinas que têm como objeto central os aspectos sociais das diversas realidades humanas.(CORRETA)
2)Estabeleça a correta relação entre os paradigmas das ciências sociais especificados a seguir e suas definições:
1 – Positivismo. II – Estruturalismo. III – Materialismo dialético.
(POSITIVISMO ) Esse método se fundamenta na busca pelas leis que regem os fenômenos e na objetividade. Rejeita toda explicação metafísica e utiliza a observação e a experimentação como critérios de validade.
(ESTRUTURALISMO ) Esse paradigma reconhece que existem relações causais, mas não reconhece que essas relações possam ser determinantes na compreensão do mundo e da realidade. O estudo científico deve ser pautado na descrição dos fenômenos em termos relacionais, independentemente de seu processo evolutivo ou de relações externas.
(Materialismo dialético ) Nessa concepção todas as coisas que existem estão em contínua transformação. Esse método defende que o mundo exterior existe independentemente da consciência, e que os fenômenos têm existência própria independentemente de pensarmos sobre eles ou não.
(Positivismo ) Nessa concepção só existem duas formas de conhecimento científico: das ciências lógicas e matemáticas e das ciências empíricas, mesmo quando se trata de ciências sociais.
A correta sequência é: LETRA A - I,II,III,I
3) pesquisa qualitativa vem ganhando grande destaque nas pesquisas sociais, embora ainda não seja reconhecida por muitos teóricos. A questão da subjetividade é colocada como um dos aspectos problemáticos desse tipo de abordagem. Com relação à subjetividade nas pesquisas qualitativas, é verdadeiro afirmar:
I – O mais adequado é que o pesquisador não utilize os aspectos subjetivos na análise dos fenômenos, uma vez que isso não pode ser quantificado. Assim, o melhor é utilizar esse aspecto como complementação. (CORRETA)
III – A subjetividade se refere à compreensão detalhada dos significados e características das situações apresentadas pelos indivíduos em sua interpretação da realidade. (CORRETA)
Estão corretas as afirmativas: a) I e III.
4)Sobre o Positivismo, leia atentamente as afirmações a seguir:
I - O Positivismo lógico nasceu na década de 1920, tendo como principal orientação a luta contra o pensamento metafísico que, segundo se acreditava, seria superado pela defesa dos estudos empíricos.
III - Um dos grandes pensadores do Positivismo foi Augusto Comte, para quem a Ciência deveria se preocupar com as leis que regem os fenômenos, pois, com isso, haveria condições de prevê-los e modificá-los em benefício próprio.
É correto o que se afirma em: c) I e III.