Esta representação da Bastilha, prisão política do absolutismo monárquico, foi pintada em 1789. Indique um elemento da tela que demonstre a solidez e a força da construção e o significado político e social da jornada popular de 14 de julho de 1789.
Soluções para a tarefa
Acredito que você tenha esquecido de inserir a questão a representação da Bastilha, mas acho que a questão estaria se referindo a arte “A Bastilha nos primeiros dias de demolição” de Hubert Robert.
Assim podemos se ater ao que é pedido na questão, primeiramente ela pede um elemento que apresente a solidão e a força da construção, logo uma descrição da obra se faz necessário, e podemos citar as altas e grossas muralhas, com torres de guarda, mas pouquíssimas janelas, portanto, seria uma prisão para demonstrar poder e pouca liberdade e que na prática impediria fugas.
Mas a questão continua e questiona sobre o significado político e social da Jornada Popular de 14 de Julho de 1789, que já devemos ter em mente que seria em meio as intensas movimentações da Revolução Francesa. Esse episódio em específico, representou uma virada a uma proposta mais revolucionária do movimento, pois tal jornada era composta por jacobinos e san-culottes. Mesmo que a prisão não funcionando como era no seu auge, sua tomada pelos revolucionários foi um marco importantíssimo para a Revolução Francesa, pois simboliza que o poder de punir do regime absolutista não era mais possível.