Biologia, perguntado por joaopaulomir01, 5 meses atrás

Está relacionado a uma luta entre plantas pela busca de recursos naturais: água, luz, dióxido de carbono e nutrientes minerais. Competição por espaço está relacionado à habilidade de captação e fixação de gás carbônico. Plantas do tipo C4 são mais eficientes na utilização de gás carbônico que plantas do tipo C3. Com base no metabolismo de captação e fixação de gás carbônico, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Metabolismo C3.
II- Metabolismo C4

( ) São espécies adaptadas a altas intensidades luminosas e altas temperaturas.
( ) Ciclo fotossintético básico para produção de carboidratos nos vegetais.
( ) Via fotossintética adaptativa de algumas espécies de plantas onde ocorre uma fixação prévia do gás carbônico, aumentando a eficiência na fixação e assimilação pela Rubisco.
( ) Não possuem adaptações fotossintéticas para reduzir a perda de carbono através da fotorrespiração.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - II - I - I.
B) I - I - II - II.
C) II - I - II - I.
D) I - II - II - I.

Soluções para a tarefa

Respondido por cadufvv0
0

Resposta: Letra C

Explicação:

A questão apresenta dois mecanismos fotossintéticos, C3 e C4, diferenciando plantas quanto sua eficiência na captura e assimilação de CO2, água e nutrientes.

O mecanismo C3, presente na soja, trigo, algodão, café e todas as árvores, por exemplo, esse é o ciclo mais comum conhecido, na qual o CO2 + H2O se combinam com a Ribulose, formando fosfoglicerato que vai ser reduzido para se obter carboidratos. E o rubisco é a enzima que catalisa a reação, nos estromas dos tilacoides. As melhores condições pra C3 são temperaturas amenas, de clima temperado em que perdas pela fotorrespiração são minimizadas. Mas essa C3 precisa ter muita enzima Rubisco, para ter alta assimilação de carbono, e como a concentração de CO2 na atmosfera é baixa, elas precisam ter muita quantiade de rubisco para ter uma alta taxa de fixação de CO2. E quando não conseguem essa alta quantiade, elas abrem os estomatos para conseguir mais CO2, mas ao mesmo tempo, perdem muita água.

O mecanismo C4 é uma adaptação das plantas por conta da diminuição da concentração de CO2 na Terra. Nesse mecanismo, visto na cana de açucar e milho por exemplo, a diferença básica é a DUPLA assimilação de CO2 pela planta, diferente da única assimilação feita pela C3. Ou seja, essas plantas viram que estavam perdendo muita água e se adaptaram, criaram uma forma de perder menos H2O e aumentar fixação de carbono. Elas produzem oxaloacetato, uma substancia de 4 carbonos. As plantas C4 tem um mecanismo de estoque pro CO2

Perguntas interessantes