Ed. Moral, perguntado por matthgodoy, 10 meses atrás

Esta questão trata da diversidade religiosa no Brasil, mais especificamente dos cultos afro-brasileiros. Leia com atenção o texto que segue e depois responda ao que é proposto. (Por ser muito extensa, a questão completa, com o excerto de texto indicado, está em arquivo anexo como pdf. Abaixo segue o início e o final da citação que está em anexo).

"O interesse pela cultura afro-brasileira manifesta-se pelos muitos estudos nos campos da sociologia, antropologia, etnologia, música e linguística, entre outros, centrados na expressão e evolução histórica da cultura afro-brasileira. [...] Enquanto o Catolicismo nega a existência de orixás e guias, as igrejas pentecostais acreditam na sua existência, mas como demônios. Segundo o IBGE, 0,3% dos brasileiros declaram seguir religiões de origem africana, embora um número maior de pessoas sigam essas religiões de forma reservada”. (Portal da Cultura Afro-brasileira. Disponível em: )

Desse texto, além daquilo que foi descrito no capítulo nove do livro-texto, pode-se concluir que:

I – as religiões de matriz africana, que envolvem diversos cultos afro-brasileiros, são compostas por indivíduos ou fiéis sem qualquer conhecimento ou nível de escolaridade. Isso porque as práticas dessa religião são muito primitivas, gerando uma incompatibilidade entre o pensamento ou saber científico com esse tipo de religiosidade irracional e de caráter mágico.

II – as religiões de matriz africana mostram-se de diferentes formas em diferentes Estados brasileiros. Algumas, como o Candomblé ou Xangô, conseguiram preservar um pouco mais as suas raízes africanas, porém outras sofreram fortes influências do catolicismo, do espiritismo europeu e das crenças indígenas. Portanto, não há uma estrutura única e universal que permita compreender, de forma dogmática, a essência do pensamento religioso de todos os cultos afro-brasileiros.

III – diversas religiões ou cultos afro-brasileiros, entre eles a Umbanda, são exemplos clássicos de um fenômeno religioso muito comum em nosso país, que conhecemos como sincretismo religioso. Segundo o texto acima, até mesmo em cultos pentecostais, que reconhecem a existência de orixás e guias, mesmo que compreendidos de forma diferente – como demônios – além de algumas tradições católicas como ladainhas, rezas e festas é perceptível essa influência recíproca entre as religiões brasileiras.

IV – a insignificante influência da cultura africana na religiosidade brasileira é demonstrada pelos dados do IBGE, que mostram que apenas 0,3% dos brasileiros declaram-se seguidores de religiões afro-brasileiras. Esse dado indica que tais cultos estão fadados a desaparecerem já no próximo Censo, especialmente, pelo crescimento constante do catolicismo romano no cenário religioso nacional.

É correto o que se afirma em:

I, II, III e IV.
apenas I e II.
apenas II e III.
apenas III e IV.
apenas em I, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
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I – as religiões de matriz africana, que envolvem diversos cultos afro-brasileiros, são compostas por indivíduos ou fiéis sem qualquer conhecimento ou nível de escolaridade. Isso porque as práticas dessa religião são muito primitivas, gerando uma incompatibilidade entre o pensamento ou saber científico com esse tipo de religiosidade irracional e de caráter mágico.  

Falso. Afirmar que as religiões de matriz africana são praticadas por pessoas sem formação, é ignorância e preconceito.



II – as religiões de matriz africana mostram-se de diferentes formas em diferentes Estados brasileiros. Algumas, como o Candomblé ou Xangô, conseguiram preservar um pouco mais as suas raízes africanas, porém outras sofreram fortes influências do catolicismo, do espiritismo europeu e das crenças indígenas. Portanto, não há uma estrutura única e universal que permita compreender, de forma dogmática, a essência do pensamento religioso de todos os cultos afro-brasileiros.  

Correto. Os cultos afro-brasileiros são bastante diversificados e não podem ser colocados como uma única coisa quando de uma análise cuidadosa.


III – diversas religiões ou cultos afro-brasileiros, entre eles a Umbanda, são exemplos clássicos de um fenômeno religioso muito comum em nosso país, que conhecemos como sincretismo religioso. Segundo o texto acima, até mesmo em cultos pentecostais, que reconhecem a existência de orixás e guias, mesmo que compreendidos de forma diferente – como demônios – além de algumas tradições católicas como ladainhas, rezas e festas é perceptível essa influência recíproca entre as religiões brasileiras.  

Correto. Há uma intensa relação de sincretismo religioso no Brasil, o que revela-se pelas similaridades entre diferentes religiões.


IV – a insignificante influência da cultura africana na religiosidade brasileira é demonstrada pelos dados do IBGE, que mostram que apenas 0,3% dos brasileiros declaram-se seguidores de religiões afro-brasileiras. Esse dado indica que tais cultos estão fadados a desaparecerem já no próximo Censo, especialmente, pelo crescimento constante do catolicismo romano no cenário religioso nacional.  

Falso. Não é, a influência da cultura africana, insignificante. Além disso, o catolicismo não tem crescido mais com tanta força nos últimos anos.



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