Esta é uma atividade para aplicarmos todas as ferramentas de análise fraseológica vistas até o momento além de nossos conhecimentos sobre o estilo musical relacionado ao Lundu, durante os séculos XVIII e XIX.
1. Primeiro, analise a forma musical da peça, reconhecendo as diferentes seções e analise os motivos presentes na parte vocal, além de suas repetições, indicando o compasso de início e fim do motivo. Caso o motivo não inicie na cabeça do compasso, indique o tempo que ele inicia seguindo o exemplo: c.3, t.2 até c.4, t.1, onde c.=compasso e t.= tempo).
2. A partir da análise, relacione quais características musicais e poéticas, encontradas na obra em questão, são comuns nas Modinhas e Lundus dos séculos XVIII e XIX.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
O motivo apresentado na analise é o Motivo anacrúsico, com um compasso de duração e repetições literais e retrógradas.
No ritmo anacrúsico as notas podem iniciar no segundo tempo, terceiro ou quarto tempo (com exceção aos que iniciam com pausa no primeiro tempo) No ritmo inicial ANACRÚSICO as primeiras notas abrangem MENOS DA METADE de um compasso.
Sobre as Modinhas e os Lundus onde a função na música de salão as canções acompanhadas, que além dos requisitos acima, uniam a música à poesia, outra arte que conquistou os saraus domésticos setecentistas.
Todos esses gêneros de canções foram derivados de algum tipo de canto teatral.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás