Esta charge, de 1878, é de autoria do caricaturista sergipano Cândido de Aragonez Faria, um artista importante para o conhecimento do reinado de D. Pedro II. Observe-a com atenção.
a) Quem é o personagem central e o que ele está fazendo?
b)Quem ou o que os personagens montados a cavlo representam?
c)Quem será essa mulher velha de vestido longo e chapéu igual ao de Napoleão Bonaparte?
d)O que está acontecendo na cena?
e) O que o artista pretendeu com esta charge?
f) O que se pode concluir sobre a Monarquia Constitucional brasileira?
Me ajudem, por favor ^-^'
Soluções para a tarefa
a) É Dom Pedro II, é mostrado como o eixo de um carrossel onde se giram os "cavalinhos" (os quais, de acordo com a charge, são partido liberal, representado pela dama - e o partido conservador, representado pelo homem)
b) Partido liberal - Dama; Partido conservador - Homem.
c) Ela gira o carrossel, e em seu vestido há escrito "diplomacia", ou seja, entende-se que a figura da mulher idosa a representa.
d) Na imagem, Dom Pedro II é representado com o eixo central de um carrossel onde está o partido liberal e o partido conservador; Carrossel este que é movido por uma idosa, representante da diplomacia imperial.
e) O artista usou um carrossel como uma metáfora pra dizer que os partidos políticos "giravam": isto é, eles se revezavam no poder ao redor de Dom Pedro II, ao ritmo de uma "velha conhecida" (por isso, uma idosa), a diplomacia, que se limitava á uma troca de favores e distribuição de títulos, cargos e etc.
f) É chamada monarquia constitucional o sistema de governo onde a posição do monarca fica estabelecida na constituição do país. O rei governa de acordo com a constituição, ou seja, de acordo com a lei, ao invés de de tomar decisões baseado na sua livre vontade.
Na Europa, ocorria o movimento iluminista, o qual progredia cada vez mais. As ideias do iluminismo, entrando no Brasil, começaram a fazer o conceito da monarquia absolutista (onde o poder está concentrado na mão do monarca) ser questionado, e a crença de que o soberano tinha direta aprovação divina para governar do modo como entendesse era posta em dúvida.
Acredito que seja isso. Boa sorte nos estudos, e espero ter ajudado :)
a) O personagem central da charge é o imperador D. Pedro II. Ele está simbolicamente segurando dois cavalos que possuem uma pessoa sentada em cada um deles.
b) As pessoas montadas no cavalo representam o partido liberal e o partido conservador, partidos políticos que estavam presente durante o reinado do imperador.
c) A mulher idosa representa a diplomacia que era necessária a ele para conseguir enfrentar com certa sabedoria os interesses aparentemente contrários dos dois partidos.
d) Na cena o imperador segura os dois partidos políticos e o próprio imperador simbolicamente funciona com um eixo de um carrossel que tenta manter o equilíbrio entre os interesses aparentemente divergentes entre eles.
e) O artista pretendeu com a charge, demonstrar como o imperador estava no controle e consegui manipular interesses opostos, ora colocando um partido político no poder, ora colocando outro.
f) Conclui-se que a monarquia brasileira funcionava de maneira diferente da monarquia tradicional inglesa. Aqui a autoridade monárquica tinha poderes e interferia nos rumos políticos do país.
O imperador tinha plenos poderes sobre a política e mandava nos demais poderes. Pelo funcionamento diferente que a monarquia brasileira possuía em relação à monarquia de países com a Inglaterra, em que o rei é subordinado ao Parlamento, no Brasil o parlamentarismo ficou conhecido como “parlamentarismo às avessas”.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/7886685